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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Antonio Carlos-
dc.date.accessioned2022-01-31T12:09:06Z-
dc.date.available2022-01-28-
dc.date.available2022-01-31T12:09:06Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21930-
dc.description.abstractThis study sought to understand the contribution of the teaching and learning process to the Youth and Adult Education (EJA) classes in the context of Covid-19. Our assumption is that Adult Education is not a field of certification and lightening, as the studies by Ventura (2001) and Gadotti and Romão (2011) claim. It is a theoretical and practical field based on legal frameworks, despite the Federal Constitution (CF) and the current Law of Guidelines and Bases (LDB). The research methodology consists of an exploratory study, based on a literature review and a questionnaire with open and closed questions (GIL, 2002) with six teachers who work in EJA in Cycles 1 and 2, in four schools in the municipal network of João Pessoa. The interviews took place between September and October 2021, and content analysis (BARDIN, 1977) supports the interpretations of the data collected. The results point to the following issues in the provision of Adult Education in the remote learning context: a) although teachers have an average of eleven years in teaching, only one has specific training in the scope of youth and adult education; b) inadequate re-planning for the remote teaching modality; c) cell phone as the only communication resource through WhatsApp groups; d) difficulties in monitoring the educational performance of students based on printed activities; and e) the lack of other technological resources on the part of teachers and students. Regarding the conclusions, it is evident that reading, writing and mathematics activities did not show positive results, not only in view of the attempt to re-plan the EJA classes, as well as the lack of appropriate technological resources, the absence of in-person classes and the students' difficulty with the use of digital technologies. Finally, we understand that the place of public school in Adult Education’s offer becomes, in view of the Covid-19 pandemic, yet another challenge, a limit, since the specific competences of Cycles 1 and 2 were not reached at the time of formation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-31T12:09:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACA28012022.pdf: 443250 bytes, checksum: 2129e019bf3e20c45cabcf615f9860ee (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.titleReflexões sobre práticas de ensino e de aprendizagem para as turmas da EJA no contexto da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Eduardo Antonio de Pontes-
dc.description.resumoEste estudo buscou compreender a contribuição do processo de ensino e de aprendizagem para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Covid-19. Partimos do pressuposto de que a EJA não é um campo de certificação e de aligeiramento, conforme os estudos de Ventura (2001) e Gadotti e Romão (2011) apontam. Trata-se de um campo teórico e prático fundamentado por marcos legais, a despeito da Constituição Federal (CF) e da atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A metodologia da pesquisa consiste em um estudo exploratório, baseado numa revisão bibliográfica e no questionário com perguntas abertas e fechadas (GIL, 2002) com seis professores que atuam na EJA nos Ciclos 1 e 2, em quatro escolas da rede municipal de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2021, e a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) fundamenta as interpretações dos dados coletados. Os resultados indicam para as seguintes questões na oferta da EJA no contexto remoto: a) apesar dos professores terem uma média de onze anos no magistério, apenas um tem formação específica no âmbito da educação de jovens e adultos; b) replanejamento inadequado para a modalidade do ensino remoto; c) telefone celular como o único recurso de comunicação através de grupos de WhatsApp; d) dificuldades de acompanhar o desempenho educacional dos alunos a partir das atividades impressas; e e) a falta de outros recursos tecnológicos por parte dos professores e dos alunos. Com relação às conclusões, fica evidente que as atividades de leitura, de escrita e de matemática não apresentaram resultados positivos não apenas diante da tentativa de replanejamento para as turmas das EJA bem como pela falta de recursos tecnológicos apropriados, pela ausência das aulas presenciais e pela dificuldade dos alunos com o uso das tecnologias digitais. Por fim, entendemos que o lugar da escola pública na oferta da EJA torna-se, diante da pandemia da Covid-19, mais um desafio, um limite, uma vez que as competências específicas dos Ciclos 1 e 2 não foram atingidas no momento da formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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