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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21933
Tipo: Dissertação
Título: Processos de ensino-aprendizagem em artes visuais no instituto de cegos do Recife
Autor(es): Monteiro, Dayane Danubia
Primeiro Orientador: Silva, Maria Betânia e
Resumo: O presente estudo parte do interesse em compreender processos de ensino-aprendizagem dos professores(as) de Artes no IAPQ. O Instituto atua no atendimento especializado para pessoas com deficiência visual e proporciona formação educativa, atividades profissionalizantes, culturais e de lazer. O estudo é uma pesquisa qualitativa, e, na fundamentação teórica, foram utilizados, principalmente, os autores Smith (2008), Wernek (1997), Cianciosa (2014) e Mantoan (2003); na Educação Especial e Educação Inclusiva, Mazzota (2003) e Lewin (1941); para tratar sobre o contexto histórico do IAPQ e a Educação Não-Formal, Marconi e Lakatos (2013); e, por último, Michel (2009), para discutir sobre as práticas de ensino-aprendizagem no IAPQ. Os dados desta investigação foram coletados no acervo particular do IAPQ, no Arquivo Público do Recife, e através da realização de 6 (seis) entrevistas realizadas por meios pessoais e tecnológicos. A pesquisa mostra que houve uma variedade de cursos/atividades de Artes de curta duração ofertados pelo Instituto, resultantes de trabalhos voluntários e esporádicos, de funcionários da Santa Casa de Misericórdia ou, ainda, de parcerias temporárias firmadas entre o Instituto e outras instituições. Em sua maioria, se concentraram em atividades manuais e com o fim específico para a produção de renda. Os depoimentos deixaram explícito o entendimento de que essas atividades não ultrapassaram o fazer, ou seja, não havia reflexões mais amplas que pudessem contribuir com a expansão sociocultural de cada um ou mesmo com a atribuição de significados e sentidos ao que se fazia. O ideal é que a educação especial aconteça no início, porque o indivíduo precisa de um ensino específico, como é o caso do braille e do uso da bengala. O estudante também precisa estar inserido em educação inclusiva, vivenciando trocas com outras pessoas, e o professor de Artes, em sua trajetória de formação, precisa passar por estes espaços para compreender esses processos de adaptação e trabalhar com esses estudantes no ensino regular de forma mais igualitária.
Abstract: This study is based on the interest in understanding the teaching-learning processes of teachers of Arts at IAPQ. The Institute works in specialized care for people with Visual Impairment, providing educational training; professionalizing, cultural and leisure activities. The methodology used was qualitative research, and as theoretical foundation the authors Smith (2008), Wernek (1997), Cianciosa (2014) and Mantoan (2003) in Special Education and Inclusive Education, Mazzota (2003) and Lewin (1941) to talk about the historical context of the IAPQ and Non-Formal Education, Marconi and Lakatos (2013) and Michel (2009) to discuss the teaching-learning practices in the IAPQ. The data of this investigation were collected from bibliographical research, in the private collection of the IAPQ, in the Public Archive of Recife, and through the realization of 6 (six) interviews carried out by personal and technological means. The research shows that there was a variety of short-term Arts courses/activities offered by the Institute, resulting from voluntary and sporadic work by employees of Santa Casa de Misericórdia or even from temporary partnerships signed between the Institute and other institutions. Mostly, they focused on manual activities and with the specific purpose of producing income. The testimonies made clear the understanding that these activities did not go beyond doing, that there were no broader reflections that could contribute to sociocultural expansion of each one or even the attribution of meanings and meanings to what was done. Ideally, special education should take place at the beginning, because the individual needs specific education such as braille and the use of a cane. The student also needs to be inserted in inclusive education, experiencing exchanges with other people and the Arts teacher, in their training trajectory, needs to go through these spaces to understand these adaptation processes, and work with these students in regular education more equality. Keywords:
Palavras-chave: Cego
Deficiência visual
Educação inclusiva
Ensino de arte
Instituto Antônio Pessoa de Queiroz
Blind
Visual impairment
Inclusive education
Art teaching
Antônio Pessoa de Queiroz Institute
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21933
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

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