Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22025| Tipo: | Tese |
| Título: | Relações entre atividade física, habilidades motoras fundamentais, aptidão física e status de peso corporal em pré-escolares |
| Autor(es): | Silva, Taís Feitosa da |
| Primeiro Orientador: | Martins, Clarice Maria de Lucena |
| Resumo: | Introdução: a prática de atividade física (AF) deve ser estimulada para crianças desde a idade pré-escolar, no entanto grande parte das crianças não alcança as recomendações de prática de AF existentes, podendo gerar prejuízos para a saúde. Modelos teóricos hipotetizam a relação entre AF e Habilidades Motoras Fundamentais (HMF), com a participação de outros fatores intervenientes desta relação, como a aptidão física (ApF) e o status de peso corporal. Objetivo: investigar as associações entre atividade física e habilidades motoras fundamentais em pré-escolares, considerando aptidão física e status de peso corporal como possíveis variáveis intervenientes. Métodos: a realização desta tese levou à produção de um estudo transversal (n=84, 4,35±0,77 anos) e um estudo de intervenção (n=72, 4.19±0.94 anos) com crianças em idade pré-escolar. AF foi mensurada através de acelerometria. As HMF foram avaliadas a partir do Test of Gross Motor Development – 2nd edition (TGMD-2). A ApF foi mensurada a partir da bateria Field-Based Physical FitnessTest Battery in Preschool Children (PREFIT Battery) e o status de peso corporal foi representado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) (massa corporal/estatura²). No estudo transversal foi aplicada a regressão linear com análise de moderação e mediação, respectivamente, considerado um nível de significância <0.05. Para o estudo de intervenção, os dados foram analisados a partir de uma perspectiva de análises de redes. Resultados: os resultados transversais indicaram que a AF se associou negativamente aos scores de HMF e esta associação foi moderada pela ApF, que diminuiu a força da associação entre AF e score motor total (de β=-0,130, r²=0,232 para β=-0,099, r²=0,298), e aumentou o effect size da associação (de f²=0,302 para f²=0,424). O mesmo aconteceu para os scores de locomoção (de β=-0,069, r²=0,171, f²=0,206 para β=-0,047, r²=0,269, f²=0,367) e controle de objetos (de β=-0,060, r²=0,202, f²=0,253 para β=-0,052, r²=0,212, f²=0,269). Os dados da intervenção indicaram que entre os momentos pré e pós, para a variável grupo, a influência esperada aumentou ( -0.762 vs. 1.084), enquanto que para o IMC reduziu (1.887 vs. 0.655). A AF moderada a vigorosa (AFMV) e a aptidão cardiorrespiratória, respectivamente, aumentaram a força de centralidade dentro da rede entre os dois momentos (0.215 para 0.500; e -1.233 para 0.630). Conclusão: nos pré-escolares avaliados, a ApF desempenhou um papel moderador na associação entre AF e HMF. Adicionalmente, um pograma de intervenção foi capaz de alterar a rede de associações entre AF, HMF, ApF e IMC, sendo observadas melhorias na aptidão cárdiorrespiratória, manutenção dos níveis de HMF e redução da influência do IMC no padrão emergente das crianças do grupo intervenção em relação às do grupo controle. |
| Abstract: | Introduction: the practice of physical activity (PA) should be encouraged for children from preschool age, however most children do not meet the existing PA practice recommendations, which can cause damage to health. Theoretical models hypothesize the relationship between PA and Fundamental Motor Skills (FMS), with the participation of other intervening factors in this relationship, such as physical fitness (PF) and body weight status. Objective: to investigate the associations between physical activity and fundamental motor skills in preschoolers, considering physical fitness and body weight status as possible intervening variables. Methods: this thesis led to the production of a cross-sectional study (n=84, 4.35±0.77 years) and an intervention study (n=72, 4.19±0.94 years) with preschool-age children. AF was measured using accelerometry. The FMS were evaluated from the Test of Gross Motor Development – 2nd edition (TGMD-2). Physical fitness was measured from the Field-Based Physical FitnessTest Battery in Preschool Children (PREFIT Battery) and the body weight status was represented by the Body Mass Index (BMI) (body mass/height²). In the cross-sectional study, linear regression was applied with analysis of moderation and mediation, respectively, considering a significance level of <0.05. For the intervention study, data were analyzed from a network analysis perspective. Results: the cross-sectional results indicated that PA was negatively associated with FMS scores and this association was moderated by PF, which decreased the strength of the association between PA and total motor score (from β=-0.130, r²=0.232 to β=- 0.099, r²=0.298), and increased the effect size of the association (from f²=0.302 to f²=0.424). The same happened for the mobility scores (from β=-0.069, r²=0.171, f²=0.206 to β=-0.047, r²=0.269, f²=0.367) and object control (from β=-0.060, r²=0.202, f²=0.253 for β=-0.052, r²=0.212, f²=0.269). The intervention data indicated that between the pre and post moments, for the group variable, the expected influence increased ( -0.762 vs. 1,084), while for the BMI it decreased (1,887 vs. 0.655). Moderate to vigorous PA (MVPA) and cardiorespiratory fitness, respectively, increased the strength of centrality within the network between the two moments (0.215 to 0.500; and -1.233 to 0.630). Conclusion: in the preschoolers evaluated, PF played a moderating role in the association between PA and HMF. Additionally, an intervention program was able to change the network of associations between PA, HMF, PF and BMI, with improvements in cardiorespiratory fitness, maintenance of FMS levels and a reduction in the influence of BMI on the emerging pattern of children in the intervention group in compared to the control group. |
| Palavras-chave: | Atividade física Pré-escolares Habilidades motoras fundamentais Moderação Mediação Análise de redes Physical activity Preschoolers Fundamental motor skills Moderation Mediation Network analysis |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Medicina |
| Programa: | Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22025 |
| Data do documento: | 26-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TaísFeitosaDaSilva_Tese.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
