Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gyl-
dc.date.accessioned2022-02-08T15:51:45Z-
dc.date.available2022-02-03-
dc.date.available2022-02-08T15:51:45Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22052-
dc.description.abstractThere have been many graduates of the licentiate teaching degree in Dance at UFPB since the year of 2013, which was when the course first took place. It is a point of reflection that many students are faced with depression during their academic and professional lives. This is mistakenly based on the general belief that this does not happen to artists. It is therefore necessary to explore students' personal experience during the licentiate degree course in Dance at UFPB who are active in the profession and diagnosed with Major Depressive Disorder (MDD), and relate this to the experience other students who have also dealt with the condition.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-08T15:51:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GP03022022.pdf: 2123001 bytes, checksum: 9fe062452e4fcffffcaad4b52e2801df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-08T15:51:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GP03022022.pdf: 2123001 bytes, checksum: 9fe062452e4fcffffcaad4b52e2801df (MD5) Previous issue date: 2021-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Licenciatura - UFPBpt_BR
dc.subjectDança - Formação acadêmica - Pandemiapt_BR
dc.subjectDança - Ensino e saúdept_BR
dc.titleDe(pressão) em pressão, se conclui o curso de Licenciatura em Dança na UFPB.pt_BR
dc.title.alternativeFrom (pressure) to pressure, the Dance Degree course is concluded at UFPB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Neto, Arthur Marques de-
dc.description.resumoO curso de Licenciatura em Dança, na UFPB, iniciado no ano de 2013, vem formando novos profissionais na área. Reflete-se sobre o percurso de discentes que se deparam com a depressão na vida acadêmica /profissional. Baseia-se na ideia de que muitos acreditam que artistas não contraem esse quadro. Busca-se relatar a experiência pessoal, enquanto discente do curso de Licenciatura em Dança da UFPB e como profissional de dança em atuação na cidade de João Pessoa, diagnosticada com Transtorno Depressivo Maior (TDM), relacionando-a à experiência de outros discentes que também têm lidado com essa doença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, J. S. P. A saúde mental global, a depressão, a ansiedade e os comportamentos de risco nos estudantes do ensino superior: estudo de prevalência e correlação. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2014. BAUSCH, P. Dance, senão estamos perdidos. Discurso proferido em ocasião do recebimento do título de doutora “honoris causa” da Universidade de Bolonha. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 ago. 2000. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 27 jul. 2021. BOHRY, S. Crise Psicológica do Universitário e Trancamento Geral de Matrícula por motivos de Saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) – Universidade de Brasília. Brasília, 2007. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. . Resolução CNE/CP 009/2001, de 17 de janeiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf . Acesso em: 18 ago. 2021. BULLYING. In: SIGNIFICADOS, 2011-2021. Disponível em: https://www.significados.com.br/bullying/. Acesso em: 28 set. 2021. BUNGE, M. La investigation científica: su estratégia y su filosofia. Barcelona: Editorial Ariel, 1975. CASTRO, M. A. Arte: o humano e o destino. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011. DELLER, comprimidos. Responsável técnico: Gabriela Mallmann. São Paulo: Aché, 2020. Bula de remédio. DEPRESSÃO. In: DICIONÁRIO Online de Português, 2009-2021. Disponível em: https://www.dicio.com.br/depressao/. Acesso em: 01 out. 2021. INCLUSÃO. In: SIGNIFICADOS, 2017-2021. Disponível em: https://www.significados.com.br/inclusao/ Acesso em: 28 set. 2021. KATZ, H. Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: Fid. Editorial, 2005. LIBBS. Os benefícios da dança contra a depressão/Projeto Próximo Passo. [15 de março de 2021]. Vídeo (8 min). Disponível em: https://youtu.be/AXZBxZtuxKM Acesso em: 08 set. 2021. MILLER, J. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. 3. ed. São Paulo: Summus, 2016. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. 2021. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/depressao. Acesso em: 01 set. 2021. MUNDOPSICOLOGOS. Diferença entre estar deprimido e ter depressão. 2016. Disponível em: https://br.mundopsicologos.com/artigos/diferenca-entre-estar-deprimido-e-ter-depressao Acesso em: 01 out. 2021. OLIVEIRA, A. Qual é a diferença entre estar deprimida e ter depressão. Capricho, 2020. Disponível em: https://capricho.abril.com.br/comportamento/qual-e-a-diferenca-entre-estar- deprimida-e-ter-depressao/ Acesso em: 01 set. 2021. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Depressão. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/depressao. Acesso em 05 out. 2021. OSSONA, P. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988. TRANSTORNO. In: DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/transtorno. Acesso em: 01 out. 2021. TRIDAPALLI, G. S. Aprender investigando: a educação em dança é criação compartilhada. Dissertação (Mestrado em Dança) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 29/2020, 05 de novembro de 2020 (Processo nº 23074.089174/2019- 63). Dispõe do Regulamento Geral da Graduação, 2020. Disponível em: https://sigarq.ufpb.br/arquivos/2020189051e2be2611980cbe468246287/Resp29.20.pdf. Acesso em: 02 out. 2021. VARELLA, D Depressão. [s.d.]. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e sintomas/depressao/. Acesso em: 27 set. 2021. VIANNA, K. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990. VIANNA, K.; CARVALHO, M. A. A dança. 3. ed. São Paulo: Summus, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP03022022.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons