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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22080
Tipo: Dissertação
Título: Mindfulness e autocompaixão como fatores protetores contra ansiedade e estresse durante a pandemia do covid-19: uma intervenção breve assíncrona, aleatorizada e controlada realizada via aplicativo móvel
Autor(es): Silva, Leonardo Júnior Souza
Primeiro Orientador: Lopez, Luiz Carlos Serramo
Resumo: O propósito desse estudo foi testar a eficácia, e o efeito sustentado (follow-up) de uma intervenção de mindfulness de quatro semanas na redução da ansiedade e estresse em um grupo de estudantes universitários brasileiros, a intervenção foi adaptada para ser disponibilizada através do aplicativo Neurosaúde, criado como parte desse trabalho para servir de plataforma para a intervenção. A pesquisa como um todo ocorreu em ambiente virtual, sendo recrutados quarenta e oito participantes que foram alocados randomicamente para o grupo intervenção ou para o controle de lista de espera. Medidas foram utilizadas para acessar os níveis de mindfulness, ansiedade e estresse antes, após a intervenção e no follow-up de 4 semanas. Aplicando a análise por intenção de tratar encontramos diferenças significativas entre os grupos para a medida de ansiedade no follow-up com um tamanho de efeito grande (F (2, 92) = 10,275, p= 0,000, η 2= 0,183). Nossos resultados sugerem que a intervenção de mindfulness de 4 semanas através de um aplicativo móvel foi capaz de agir como um fator protetor contra a ansiedade desenvolvida pelos estudantes universitários durante a ocorrência da pandemia causada pelo COVID-19, visto que enquanto o grupo tratamento manteve níveis reduzidos de ansiedade o grupo controle demonstrou um continuo aumento de ansiedade no pós-teste e follow-up que coincidiu, com a primeira onda de COVID-19 na região onde os participantes residiam.
Abstract: The purpose of this study was to test the effectiveness, and the sustained effect (follow-up) of a four-week mindfulness intervention in reducing anxiety and stress in a group of Brazilian university students, the intervention was adapted to be made available through the application Neurosaúde, created as part of this work to serve as a platform for intervention. The research as a whole took place in a virtual environment, with forty-eight participants recruited who were randomly allocated to the intervention group or to the waiting list control. Measures were used to access the levels of mindfulness, anxiety and stress before, after the intervention and at the 4-week follow-up. Applying the intention-to-treat analysis, we found significant differences between the groups for the measurement of anxiety in the follow-up with a large feat size (F (2, 92) = 10.275, p = 0.000, η2 = 0.183). Our results suggest that the 4-week mindfulness intervention through a mobile application was able to act as a protective factor against the anxiety developed by university students during the occurrence of the pandemic caused by COVID-19, whereas while the treatment group maintained levels reduced anxiety the control group demonstrated a continuous increase in anxiety in the post-test and follow-up that coincided with the first wave of COVID-19 in the region where the participants lived.
Palavras-chave: Mindfulness
Estresse
Ansiedade
Intervenções on-line
COVID-19
Stress
Anxiety
Online interventions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22080
Data do documento: 23-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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