Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Thaismary Neri dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T13:10:17Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10 | - |
dc.date.available | 2022-02-16T13:10:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22094 | - |
dc.description.abstract | This final paper aims to present a pedagogical proposal of non-formal belly dance teaching called CorpoSonoro. This proposal was built due to the following difficulties shown by students: moving according to the rhythm, pulse or melody of the Arab songs that are used for belly dancing; identifying its rhythmic structure and develop improvisation through dialogue with Arab music; and realizing that there is no ideal body for the dance. Thinking of these issues, the teaching proposal CorpoSonoro was developed in order to facilitate the learning process based on the dialogues between the body and the sound, in this case, between belly dancing and Arabic music. The structure present here is based on the pedagogical experiment carried out at Escola de Dança Joseana Vicente, in the city of João Pessoa-PB, in an only Belly Dance class group from February to December 2019. In addition to this methodological strategy, there was a literature review in the area of dance and music, highlighting the authors Khaled Emam (2019), Marcia Dib (2010) and Tsumbe Mussundza (2018); and in the area of dance teaching methodology, in dialogue with the authors, Fátima Freire (2008), Inaicyra dos Santos (2019), Isabel Marques (2014) and Valéria Vicente (2015). From this research we conclude that it is possible to present different modes of teaching Belly Dance and that the deepening of self-knowledge and body awareness can facilitate the learning of this dance technique and provide greater confidence in improvisation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-16T13:10:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TNSR10022022.pdf: 1169741 bytes, checksum: cb068b7aa0976fd55e7d6de76ac85031 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-16T13:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TNSR10022022.pdf: 1169741 bytes, checksum: cb068b7aa0976fd55e7d6de76ac85031 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Dança do ventre - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Dança e música árabe | pt_BR |
dc.title | Corposonoro: uma proposta pedagógica para o ensino não formal da dança do ventre. | pt_BR |
dc.title.alternative | Corposonoro: a pedagogical proposal for the non-formal teaching of belly dance. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vicente, Ana Valéria Ramos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de ensino não formal da Dança do Ventre chamada de CorpoSonoro. Essa proposta foi construída devido às dificuldades apresentadas pelas alunas em se movimentar seguindo o ritmo, pulsação ou melodia das músicas árabes que são utilizadas na dança do ventre, portanto, de desenvolverem a improvisação através do diálogo com a música árabe; e nas dificuldades das alunas perceberem que não há um corpo ideal para a dança. Devido a essas questões, a proposta de ensino CorpoSonoro foi desenvolvida a fim de facilitar o processo de aprendizagem com base nos diálogos entre o corpo e o som, neste caso, entre a dança do ventre e a música árabe. A estrutura apresentada baseia-se no experimento pedagógico realizado na Escola de Dança Joseana Vicente, na cidade de João Pessoa-PB, numa turma única de Dança do Ventre no período de fevereiro à dezembro de 2019. Além dessa estratégia metodológica houve a utilização de pesquisas bibliográficas na área da dança e da música, como o Khaled Emam (2019), Marcia Dib (2010) e Tsumbe Mussundza (2018) que ajudam a fundamentar a proposta partir desses diálogos entre as duas linguagens e das autoras, Fátima Freire (2008), Inaicyra dos Santos (2019), Isabel Marques (2014) e Valéria Vicente (2015) que apresentam propostas metodológicas de ensino. A partir dessa pesquisa concluímos que é possível apresentar diferentes modos de ensino na dança do ventre e que o aprofundamento do autoconhecimento e da escuta corporal pode facilitar o aprendizado desta técnica de dança e dar maior segurança na improvisação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ASSUNÇÃO, Naiara Müssnich Rotta Gomes. Entre Ghawázee e Awálim: a dança egípcia a partir da obra de Edward Willian Lane. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de História) - Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/116477/000965137.pdfsequence=1&isAllowed =y. Acesso em: 03 dez. 2019. DIB, Marcia. Mulheres árabes como odaliscas: uma imagem construída pelo orientalismo através da pintura. Revista UFG, São Paulo, n. 13, n. 11, dez. 2011. DIB, Marcia. Música árabe: expressividade e sutileza. São Paulo: BibliASPA, 2010. DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. EMAM, Khaled. Egito: tradição e arte. [S. l.]: Viseu, 2018. FIGUEIREDO, Ana Cristina de Lucena. (Re)significando o feminino: o (in)dizível da linguagem artística da dança do ventre. João Pessoa: Idéia, 2008. MAHAILA, Brysa. Os pilares da profissionalização em dança do ventre. São Paulo: História e Folclore, 2016. MARQUES, Isabel. Artes em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014. MUSSUNDZA, Tsumbe Maria. Gule wankulu ancestralidade & memórias. Recife: TITIVILLUS, 2018. NESRINE. De repente a dança: desmistificando o improviso na dança do ventre. São Paulo: aCentral da Dança do Ventre, 2014. Disponível em: https://www.centraldancadoventre.com.br/a-danca-do-ventre/downloads/152/ebook-gratissobre-improviso-na-danca-do-ventre/17307. Acesso em: 12 nov. 2020. PENNA, Lucy Coelho. Dance e recrie o mundo. São Paulo: Summus, 1993. REIS, Alice Casanova dos. A atividade estética da dança do ventre. 2007. 67f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/90814/244475.pdfsequence=1&is. Acesso em: 12 jul. 2020. SALGUEIRO, Roberta da Rocha. Um longo arabesco: corpo, subjetividade e transnacionalismo a partir da dança do ventre. 2012. 191f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11249/1/2012_RobertadaRochaSalgueiro.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019. SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural da dança-arte-educação. 4. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2019. SARAIVA, Camila Silva. Dança, ventres e feminismo: o ritual como processo pedagógico, artístico e político. 2018. 38f. Artigo (Pós-Graduação) - Universidade Federal da Bahia,Salvador, 2018. VICENTE, Ana Valéria; SOUZA, Giorrdanni G. Frevo para aprender e ensinar. Recife: UFPB, 2015. XAVIER, Cínthia Nepomuceno. 5, 6, 7, 8... do oito ao infinito: por uma dança sem ventre, performática, híbrida, impertinente. 2006. 98f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de pós-graduação em Arte, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TNSR10022022.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons