Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josélia Martins da-
dc.creatorSouza, Nadja Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-18T11:44:37Z-
dc.date.available2016-07-17-
dc.date.available2017-09-18T11:44:37Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2209-
dc.description.abstractThis paper has as a main objective to analyze the importance of the Bilingualism in the school context of deaf students, understanding the influence of this new conception in the educational process. The research, of qualitative nature, also had as an objective to undertand the different educational approaches to the deaf students as well to identify the main problems faced by deaf students and problematizing the importance of the interpreter to the schooling of the deaf student. As research tools were used the observation and the application of a questionnaire composed by subjective and objective questions which gave us subsidies to understand how the Bilingualism occurs in the classroom. It took part of this research: teachers, interpreters and the pedagogue responsible for the support room (AEE), of the School Durmeval Trigueiro Mendes, in the city of João Pessoa. After the analysis of the collected data, it was possible to observe that the subjects of this research do not possess a consensual definition about Bilingualism. Furthermore, it was also confirmed that exists the necessity to promote the continuous education in order to the teacher be fully able to practice an effective bilingual education. According to the results, we realize that an educational proposal based on a bilingual perspective provides to the deaf student a quality education, in order to this methodology considers the sign language as the first language, that means, their mother tongue.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-18T11:44:37Z No. of bitstreams: 1 JMS13072016: 922000 bytes, checksum: e1053a7b0094ba1898761dcb5a39e7c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-18T11:44:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMS13072016: 922000 bytes, checksum: e1053a7b0094ba1898761dcb5a39e7c5 (MD5) Previous issue date: 2015-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleA importância do bilinguismo no contexto escolar dos alunos surdospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo central analisar a importância do Bilinguismo no contexto escolar dos alunos surdos, compreendendo a influência dessa nova concepção no processo educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, também objetivou compreender as diferentes abordagens educacionais para os alunos surdos bem como identificar os principais problemas enfrentados por alunos surdos e problematizar a importância do intérprete para a escolarização do aluno surdo. Como instrumentos da pesquisa foram utilizadas a observação e a aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas os quais nos ofereceu subsídios para compreender como de fato ocorre a questão do Bilinguismo em sala de aula. Participaram desta pesquisa professores, intérprete e pedagoga responsável pela sala de apoio (AEE), da Escola Municipal Durmeval Trigueiro Mendes, no município de João Pessoa. Após análise dos dados coletados foi possível observar que sujeitos da pesquisa não possuem uma definição consensual sobre o Bilinguismo. Além disso, constatou-se também, que existe a necessidade de inserção da formação continuada para o professor ser plenamente capaz de praticar uma educação bilíngue satisfatória. A partir dos resultados percebemos que uma proposta educativa baseada em uma perspectiva bilíngue propicia ao aluno surdo uma educação de qualidade, no sentido de que esta metodologia considera a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, a sua língua materna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMS13072016900,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.