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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Monique Bezerra de-
dc.creatorSantos, Rayssa Cabral dos-
dc.creatorSilva, Renata do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-09-18T12:32:37Z-
dc.date.available2016-12-17-
dc.date.available2017-09-18T12:32:37Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2211-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the inclusion of young people with intellectual disabilities in work activities in UFPB contributes (or not) to the process of empowerment in their lives. Faced with a reality of prejudice and discrimination that mark the lives of people with disabilities and, significantly, those with intellectual disabilities, to facilitate access to the labor market and have them in a suitable and favorable environment, contribute substantially to the empowerment and social participation of these. So check this contribution possible through the work environment and their role in society, it is essential, because we treat people who have different skills and be some areas of society where their inclusion is still limited. The nature of this monograph is a qualitative research, conducted through semi-structured interviews and observations of records made in the workplace, monitoring and monitoring, observation and interview. The research was carried out with two young project "Empowering to Grow", the Federal University of Paraíba (UFPB), which aims to create opportunities for people with intellectual disabilities work in the labor market. In addition, information was collected with their family members and institutions aimed at assisting the poor. In the end, it was found that before a reality of exclusion and prejudice on the part of society, beginning with the family, it is essential to establish and offer a dialogue, education and resources that promote intellectual development, empowerment, inclusion and gradual participation these people in the social spaces. Characteristics that favor the empowerment of these young people come and do happen, so that they get opportunities in appropriate environments, and realize the respect and their rights being met.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-18T12:32:37Z No. of bitstreams: 1 MBM17122016: 728030 bytes, checksum: bafdcee670dd181d4b6b1f1dea2ed935 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-18T12:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBM17122016: 728030 bytes, checksum: bafdcee670dd181d4b6b1f1dea2ed935 (MD5) Previous issue date: 2016-05-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDeficiente intelectual - jovenspt_BR
dc.subjectInclusão - mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMercado de trabalho - deficiente intelectualpt_BR
dc.titleInclusão de pessoas com deficiência intelectual em atividades laborais da UFPB: análise de um projeto de extensão em busca do empoderamento e da autonomiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468068198777324pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar como a inclusão de jovens com deficiência intelectual em atividades laborais na UFPB, contribui (ou não) para o processo de empoderamento em suas vidas. Diante de uma realidade de preconceito e discriminação que marca a vida das pessoas com deficiência e, de forma acentuada, as que possuem deficiência intelectual, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e tê-las em um ambiente adequado e favorável, contribuirá substancialmente para o empoderamento e participação social destes. Portanto, verificar esta contribuição, possível através do ambiente de trabalho e de sua atuação na sociedade, é indispensável, pelo fato de tratarmos de pessoas que possuem habilidades diferenciadas e por existir alguns espaços da sociedade, em que sua inclusão ainda é limitada. A natureza deste trabalho monográfico é uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio de entrevista semiestruturada e registros de observações feitos no ambiente de trabalho, de monitoria e acompanhamento, observação e entrevista. A pesquisa foi efetivada com dois jovens do projeto “Empoderar para Crescer”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o qual visa oportunizar a pessoa com deficiência intelectual atuar no mercado de trabalho. Além disso, foi coletada informações com os familiares dos mesmos e instituições voltadas para o atendimento do deficiente. Ao final, foi constatado que diante de uma realidade de exclusão e preconceito por parte da sociedade, a começar pela família, torna-se imprescindível estabelecer e oferecer um diálogo, educação e recursos adequados que favoreçam o desenvolvimento intelectual, emancipação, inclusão e participação gradativa dessas pessoas nos espaços sociais. Características que favorecem o empoderamento desses jovens surgem e acontecem de fato, assim que os mesmos obtêm oportunidades, em ambientes adequados, e percebem o respeito e os seus direitos sendo cumpridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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