Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22127| Tipo: | TCC |
| Título: | Bibliotecas escolares: a produção científica das três últimas edições do Congresso Brasileiro De Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação |
| Autor(es): | Deodato, Danielle Barbosa |
| Primeiro Orientador: | Brito, Rosa Zuleide Lima de |
| Resumo: | Este trabalho se enquadra na perspectiva dos trabalhos que se ocupam de trazer uma contribuição analítica com base naquilo que já foi construído ao longo do percurso histórico e científico na área de Biblioteconomia e visando estabelecer um levantamento sobre as reflexões atuais acerca do tema biblioteca escolar. O objetivo geral foi o de identificar, a partir das produções cientificas publicadas no CBBD, quais aspectos são mais abordados sobre as bibliotecas escolares que evidenciam sua importância. Os objetivos específicos, advindo do objetivo geral, são: a) refletir sobre o histórico, conceito, objetivos e universalização da biblioteca escolar no Brasil; b) analisar as produções científicas das três últimas edições do CBBD que façam menção à biblioteca escolar; e c) destacar os aspectos de maior importância discutidos sobre as bibliotecas escolares. A metodologia utilizada levou em consideração uma análise quantitativa e qualitativa dos três últimos eventos do CBBD, utilizando os artigos como corpus de análise em que se considerou a frequência das abordagens temáticas realizadas pelos autores. A discussão que se originou a partir desta análise é que o tema não é novo, contudo o percurso histórico, a virada tecnológica, os processos políticos e seus conflitos de interesses, os anseios sociais, a midiatização entre tantos outros fatores, fazem com que o tema biblioteca escolar esteja sempre em atualização e em sincronia com as mudanças da vida e isso é um dos pontos que salientam a necessidade de discussões como esta, pois a área ainda carece de muitos outros estudos. Por fim, concluiu-se que os aspectos de importância estabelecem-se pela quantidade de trabalhos, pela quantidade de questionamentos suscitados, pelos enunciados que povoam os resultados apresentados nos resumos dos trabalhos que certificam a biblioteca escolar enquanto um organismo vivo, que auxilia na formação de cidadão com anseios de exercício pleno, abre-lhe outras perspectivas de mundo e da vida, contribuindo assim para uma formação humana tal qual técnica e, mais que isso, oferece possibilidade de existência ao público atendido por esse tipo de política. |
| Abstract: | This work is part of the perspective of works that are concerned with bringing an analytical contribution from what has already been built along the historical-scientific trajectory in the field of Library Science and aiming to establish a survey of current reflections on the theme of school. library. The objective was to understand, from the productions of CBBD, the aspects that highlight the importance of the school library. The methodology used took into account a quantitative and qualitative analysis of the last three events of CBBD, using the files of the articles as a corpus of analysis. The discussion that originated from this analysis is that the theme is not new, but the historical trajectory, the technological turn, the political processes and their conflicts of interests, the social anxieties, the mediatization, among many other factors, make the theme The school library it is always up-to-date and in tune with changes in life and this is one of the points that highlights the need for discussions like this one, since the area still lacks many other studies. Finally, it was concluded that the important aspects are established by the amount of work, the amount of questions raised, the statements that populate the results presented in the abstracts of the works that attest to the school library as a living organism, which helps in training. as a citizen with aspirations for full exercise, it opens up other perspectives on the world and on life, thus contributing to a human and also technical formation and, more than that, it offers the possibility of existence to the publics it serves. type of policy. |
| Palavras-chave: | Biblioteca escolar Produção científica Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Biblioteconomia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22127 |
| Data do documento: | 19-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DBD18022022.pdf | 870,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
