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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22148
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLindolfo, Bárbara-
dc.date.accessioned2022-02-21T18:45:51Z-
dc.date.available2021-12-14-
dc.date.available2022-02-21T18:45:51Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22148-
dc.description.abstractThis work has a general goal to present the contributions of the work “The Man Who Counted” for the accomplishment activities related to Recreational Mathematics into Mathematics classes. Therefore, the following specific objectives were listed: to present the potential of Recreational Mathematics as a playful possibility for teaching Mathematics; carry out a study of the stories present in the work “The Man Who Counted” by Malba Tahan, relating them to skills aimed at Elementary School; to elaborate proposals for didactic sequences that involve Recreational Mathematics, based on mathematical tales present in the Malba’s Tahan work. It used the theoretical contributions of Bezerra (2021), Bartlová (2016 apud SILVA; LOPES, 2021), Onuchic (2012), Polya (1995), Tahan (1962; 2012), among others, in addition to official documents such as the Common National Base Curriculum (2018) and the National Curriculum Parameters (1998). The methodology used for the development of the research is characterized, in terms of its approach, as qualitative research and in terms of its objectives as exploratory, using documentary research as procedures. As a result, it is noteworthy that the work “The Man Who Counted” has potential for Recreational Mathematics and can provide the planning of situations involving the use of games, investigative teaching, the use of technologies, the history of mathematics, and, above all, encouraging reading and writing in math classes. The contribution to the integral formation of subjects is also highlighted, by encouraging logical reasoning, reflection, communication, and argumentation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-02-21T18:45:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_Bárbara Lindolfo.pdf: 1379391 bytes, checksum: 47b8a9f1d70bd97ff26e8bd04c2ee883 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-21T18:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_Bárbara Lindolfo.pdf: 1379391 bytes, checksum: 47b8a9f1d70bd97ff26e8bd04c2ee883 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática Recreativapt_BR
dc.subjectMalba Tahanpt_BR
dc.subjectO homem que calculavapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleMatemática Recreativa: uma proposta didática a partir da Obra “O homem que calculava” de Malba Tahanpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 21/02/2022pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 21/02/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo geral apresentar as contribuições da obra “O homem que calculava” para a realização de atividades voltadas à Matemática Recreativa nas aulas de Matemática. Para tal, elencou-se como objetivos específicos: apresentar as potencialidades da Matemática Recreativa como possibilidade lúdica para o ensino de Matemática; realizar um estudo dos contos presentes na obra “O homem que calculava”, de Malba Tahan, relacionando-os com habilidades voltadas para o Ensino Fundamental; elaborar propostas de sequências didáticas que envolvam a Matemática Recreativa, a partir de contos matemáticos presentes na obra de Malba Tahan. Utilizou os aportes teóricos de Bezerra (2021), Bartlová (2016 apud SILVA; LOPES, 2021), Onuchic (2012), Polya (1995), Tahan (1962; 2012), dentre outros, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como uma pesquisa qualitativa e quantos aos objetivos como exploratória, utilizando como procedimentos a pesquisa documental. Como resultados, destaca-se que a obra “O homem que calculava” possui potencial voltado para a Matemática Recreativa e pode propiciar o planejamento de situações envolvendo o uso de jogos, o ensino investigativo, o uso de tecnologias, a história da matemática e, principalmente, o incentivo à leitura e à escrita nas aulas de matemática. Destaca-se também a contribuição para a formação integral dos sujeitos, ao incentivar o raciocínio lógico, a reflexão, a comunicação e argumentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesACERVO MALBA TAHAN. do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Biografia de Júlio César de Mello e Souza [S. I.] [2010?]. Disponível em: https://www.malbatahan.com.br/biografias/julio-resumo/. Acesso em 15 nov. 2021. ÁVILA, Michele Gomes de. História da Matemática e resolução de problemas: uma aliança possível. 185f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Matemática), Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS, 2004. BEZERRA, Maria da Conceição Alves. Sobre a Matemática Recreativa. Revista história da matemática para professores. Ano 4, n. 1, p. 29-36 (mar. 2018). Natal, RN: SBHMat, 2018. BEZERRA, Maria da Conceição. A matemática recreativa e suas potencialidades didático pedagógicas à luz da teoria da objetivação. 217 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2021. BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. 2. ed. rev. 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dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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