Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Marcionila da Silva | - |
dc.creator | Silva, Tatiara Medeiros da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T13:38:53Z | - |
dc.date.available | 2016-05-18 | - |
dc.date.available | 2017-09-18T13:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2214 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre los juegos y jugar ayer y hoy, demostrando que podemos enseñar a jugar. Lo más importante es conocer las herramientas necesarias para desarrollar el proceso de enseñanza y aprendizaje. Con el avance de la tecnología depende de la maestra para utilizar la creatividad para introducir juegos y actividades en la educación escolar, proporcionando al alumno un mejor despertar el aprendizaje, la motivación, el desarrollo físico y motor, estimulando la curiosidad, iniciativa, confianza en sí mismo y la atención. Jugando el niño experimenta, investiga, inventa, ejercicio, y da tus habilidades. Este estudio también detrás de las contribuciones de los datos obtenidos de los encuestados, de nuestros padres y abuelos que han contribuido a que se llevaron a cabo los análisis y comparaciones de los juegos y el juego de ayer y de hoy. El estudio era la naturaleza cualitativa y bibliográfica con el tratamiento cuantitativo y cualitativo. Los cuestionarios se aplicaron e hicieron investigaciones en la biblioteca donde buscamos autores de renombre que tienen una visión integral de la cuestión. Los encuestados nos proporcionaron material rico donde estaban expuestos y comentados de la diversión y los juegos de su infancia, haciéndonos ver que casi no se ven hoy en día. Dados los resultados analizados se concluye que la investigación en cuestión muestra que la diversión y los juegos son herramientas privilegiadas para el desarrollo personal del niño y siempre ha estado presente en la vida diaria del niño a través de generaciones. El juego un papel importante en el aprendizaje. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-18T13:38:53Z No. of bitstreams: 1 MSA18052016: 774637 bytes, checksum: 91392225742476caeb7c2e9cf913abe7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-18T13:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSA18052016: 774637 bytes, checksum: 91392225742476caeb7c2e9cf913abe7 (MD5) Previous issue date: 2015-03-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Brincando também se aprende: a importância dos jogos e das brincadeiras de ontem e hoje para a construção e socialização das crianças numa sociedade moderna | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Norma Maria de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3447357473174294 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem por finalidade refletir sobre os jogos e brincadeiras de ontem e de hoje, mostrando que podemos ensinar brincando. O que mais importa é saber as ferramentas necessárias para desenvolver o processo de ensino aprendizagem. Com o avanço das tecnologias cabe ao professor saber usar a criatividade para introduzir os jogos e brincadeiras na educação escolar, proporcionando ao educando uma aprendizagem melhor despertando, a motivação, o desenvolvimento físico e motor estimulando a curiosidade, a iniciativa, a autoconfiança e a atenção. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, e confere suas habilidades. Este estudo traz também as contribuições dos dados coletados junto aos entrevistados, nossos pais e avós, que colaboraram para que fossem realizadas análises e comparações de jogos e brincadeiras de ontem e hoje. O estudo foi de cunho qualitativo e bibliográfico com tratamento quantitativo e qualitativo. Foram aplicados questionários e feitas pesquisas bibliográficas onde buscamos autores conceituados que tem um olhar abrangente sobre a temática. Os entrevistados nos forneceram um material rico onde os jogos e brincadeiras de sua infância foram sendo expostos e comentados, nos fazendo observar que quase não são vistos nos dias atuais. Diante dos resultados analisados podemos concluir que a pesquisa em questão mostra que os jogos e brincadeiras são ferramentas privilegiadas para o desenvolvimento pessoal da criança e sempre esteve presente no cotidiano das criança em todas as gerações. Os jogos desempenham um papel fundamental na aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSA18052016 | 756,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.