Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22163Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Plínio Martins Vicente da | - |
| dc.date.accessioned | 2022-02-22T17:47:22Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-22 | - |
| dc.date.available | 2022-02-22T17:47:22Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22163 | - |
| dc.description.abstract | The present work had as main objective to analyze the performance of students of High School and Higher Education, of a degree course in Mathematics, in the resolution of questions of the National High School Examination (ENEM), in the area of Geometry. In the text we bring a clipping about the history of Geometry, considering the human needs that led to the further study of this area, and the contributions that it brought not only to Mathematics, but also to its relation with other areas of knowledge. We deal with the teaching of Plane and Space Geometry, based on researchers and official documents that regulate their teaching, and also on the importance of geometric thinking for the basic education student. We discuss the history of the National High School Examination (ENEM), since its inception, focusing on its objectives in the field of Geometry, present in the Reference Matrix of this exam. We performed a qualitative, exploratory research, whose data were obtained through the application of a questionnair e, with eight ENEM items, related to the field of Geometry, in the period from 2012 to 2017. The data were analyzed focusing on the main types of errors committed by students of Higher and High School, as well as the methods used by them to solve such questions. The results of our analysis point to many gaps in the training of most of the students of Basic Education who participated in our study, in view of the demand for resolution of issues of Flat and Space Geometry, even when they were demanded contents that should be studied still in Elementary School. Even with regard to undergraduate students in Mathematics, the results were worrisome, since in some questions their performance was not desirable for students who will soon be legally able to act as teachers of Basic Education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-02-22T17:47:22Z No. of bitstreams: 1 PMVS22022022.pdf: 1969167 bytes, checksum: 94ef5c44f6c9e1cb4c5302a058e929e4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-22T17:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PMVS22022022.pdf: 1969167 bytes, checksum: 94ef5c44f6c9e1cb4c5302a058e929e4 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Geometria | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de geometria - ENEM | pt_BR |
| dc.subject | Resoluções de problemas - Geometria | pt_BR |
| dc.title | Uma análise de desempenho de estudantes do ensino médio e do ensino superior na resolução de questões de geometria do ENEM | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Gaudencio do | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como principal objetivo analisar o desempenho de estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, de um curso de Licenciatura em Matemática, na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), da área de Geometria. No texto trazemos um recorte sobre a história da Geometria, considerando as necessidades humanas que levaram ao estudo mais aprofundado dessa área, e as contribuições que ela trouxe não só para a Matemática, mas, também, sobre sua relação com outras áreas de conhecimento. Tratamos do ensino de Geometria Plana e Espacial, tomando por base pesquisadores e documentos oficiais que regulamentam seu ensino e, também, da importância do pensamento geométrico para a formação do estudante da Educação Básica. Abordamos a história do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desde seu início, focando em seus objetivos no campo da Geometria, presentes na Matriz de Referência desse exame. Realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória, cujos dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário, com oito itens do ENEM, relativas ao campo da Geometria, no período de 2012 a 2017. Os dados foram analisados com foco nos principais tipos de erros cometidos por estudantes do Ensino Superior e do Ensino Médio, bem como os métodos utilizados por eles para resolverem tais questões. Os resultados de nossa análise apontam muitas lacunas na formação da maioria dos estudantes da Educação Básica que participaram de nosso estudo, diante da demanda de resolução de questões de Geometria Plana e Espacial, mesmo quando eram demandados conteúdos que deveriam ser estudados ainda no Ensino Fundamental. Mesmo em relação aos graduandos da Licenciatura em Matemática os resultados foram preocupantes, uma vez que, em algumas questões, seu desempenho não foi o desejável para alunos que em breve estarão legalmente aptos a atuarem como professores da Educação Básica. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PMVS22022022.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
