Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22191| Tipo: | TCC |
| Título: | A biblioteca escolar sob o olhar dos docentes: estudo no ensino fundamental I do Colégio Marista Pio X localizado na cidade de João Pessoa-PB |
| Autor(es): | Lima, Samara de Brito |
| Primeiro Orientador: | Silva, Alzira Karla Araújo da |
| Primeiro Coorientador: | Simões, Angélica Clementino |
| Resumo: | A escola é um espaço dinâmico, pensado para formar indivíduos para a vida, sociais e acadêmicos. Por sua vez, uma biblioteca bem estruturada, dinamizada por profissionais especializados, com bibliotecários (as) pró-ativos, é uma ferramenta importante na formação do processo de aprendizagem dos educandos, principalmente quando são realizados projetos que estimulam docentes e discentes ao seu uso como um espaço criativo e dinâmico a serviço desse processo. Partindo desse pressuposto, o estudo analisa as percepções dos professores do Ensino Fundamental I do Colégio Marista Pio X da cidade de João Pessoa, em relação às perspectivas da biblioteca escolar no processo de formação do educando. Para tanto, caracteriza o perfil dos professores do fundamental I; verifica de que forma os professores inserem a biblioteca no desenvolvimento de atividades pedagógicas e; identifica se a biblioteca escolar atende as necessidades de informação dos professores nas estratégias de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e de natureza quanti-qualitativa. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário misto aplicado aos docentes do ensino fundamental I. Os resultados revelam que os professores frequentam a biblioteca e a inserem no desenvolvimento das atividades pedagógicas, estimulando visitas à biblioteca por meio dos projetos de leitura existente na instituição e indicação de livros para estudo. Percebe-se, ainda, que a biblioteca atende as necessidades informacionais dos professores no processo de ensino-aprendizagem uma vez que no Colégio Marista Pio X valoriza-se a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem. Logo, a BE que está ligada ao Núcleo Pedagógico intensifica o papel da biblioteca como ferramenta pedagógica com projetos de incentivo à cultura do estudo e a leitura. Esta afirmação se fortalece com a visão dos professores de que a biblioteca tem a finalidade de colaborar para a leitura, pesquisa e atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. |
| Abstract: | Schools are dynamic places projected towards educating and developing individuals for social and academic life. A well-structured library, managed by specialized professionals, with proactive librarians, is an important tool in the student learning process, especially when projects which encourage students and educators to use the library as a creative and dynamic place are executed for this purpose. On this basis, this study analyses elementary school teachers’ perceptions at the Colégio Marista Pio X School in João Pessoa, in relation to school library perspectives in teaching and developing students. In order to do so, a profile was drawn of the elementary school teachers , the way in which the teachers include the library in the development of pedagogical activities was observed, and whether the school library answers the teachers’ needs for information in their teaching-learning strategies was evaluated. Methodologically, this quantitative-qualitative descriptive study applied a mixed questionnaire to collect data among the elementary school teachers. Results indicated that detected that teachers visit the library and include it in the development of their pedagogical activities, encouraging visits to the library through reading projects at the institution and referring books to students for study purposes. It is also perceived that the library attends to the informational needs of teachers in the teaching-learning process since in the Marist College Pio X the school library is valued as a learning space. Therefore, the BE that is linked to the Pedagogical Center intensifies the role of the library as a pedagogical tool with projects to encourage the culture of study and reading. This statement is strengthened by the teachers' view that the library has the purpose of collaborating for reading, research and play activities in the teaching and learning process. |
| Palavras-chave: | Biblioteca escolar Bibliotecário e professor Ensino Fundamental I Ensino-aprendizagem Biblioteconomia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22191 |
| Data do documento: | 9-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SBL24022022.pdf | 784,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
