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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22192
Tipo: | TCC |
Título: | Concepções e práticas da educação ambiental no ensino remoto: Uma análise da percepção docente. |
Autor(es): | Campos, Gabriel Leite dos Santos |
Primeiro Orientador: | Xavier, Wilson José Felix |
Resumo: | Diante da necessidade de melhor compreender a realidade que permeia esse momento de pandemia, o presente estudo consiste em uma análise sobre o tema da Educação Ambiental no ensino remoto, juntamente com professores e professoras do ensino fundamental e médio das redes municipal e privada. Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções e práticas de docentes do ensino básico no ensino de Educação Ambiental no contexto remoto. Como metodologia de estudo possui uma abordagem qualitativa, se caracterizando como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado composto por oito perguntas e na observação de aula remota de um do/as docentes. Com isso, verificou-se que as perspectivas de trabalhar a Educação Ambiental de forma remota se configuram como um desafio, que está relacionado a dificuldades nas práticas pedagógicas e no envolvimento e participação dos alunos. Porém, essas atividades quando relacionadas a metodologias inovadoras e ao uso de tecnologias acessíveis, têm grande possibilidade de envolver o educando e, assim, desenvolver uma aprendizagem significativa sobre Educação Ambiental. O estudo conclui propondo que devem ser ofertados cursos de formação docente e de aperfeiçoamento para o ensino remoto e híbrido, tendo em vista a sua importância em práticas pedagógicas ativas para abordar a temática ambiental. |
Abstract: | Given the need to better understand the reality that permeates this moment of pandemic, this study consists of an analysis on the theme of Environmental Education and remote education, together with elementary and high school teachers and teachers from municipal and private schools. This work aims to understand the conceptions and practices of basic education teachers in teaching Environmental Education in the remote context. As a study methodology, it has a qualitative approach, characterizing itself as a field research, through the application of a semi structured questionnaire composed of eight questions and in remote classroom observation by one of the teachers. Thus, it was found that the prospects of working with Environmental Education remotely represent a challenge, which is related to difficulties in pedagogical practices and in the involvement and participation of students. However, when these activities are related to innovative methodologies and the use of accessible technologies, they have a great possibility of involving the student and, thus, developing a significant learning about Environmental Education. The study concludes by proposing that teacher training and improvement courses for remote and hybrid education should be offered, in view of its importance in active pedagogical practices to address the environmental issue. |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Ensino remoto Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundamentais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22192 |
Data do documento: | 7-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
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