Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22217Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Martins, Tiago Misael de Jesus | - |
| dc.date.accessioned | 2022-02-25T18:01:58Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-26 | - |
| dc.date.available | 2022-02-25T18:01:58Z | - |
| dc.date.issued | 2016-05-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22217 | - |
| dc.description.abstract | The level of protection achieved by the political right provided for art. 14, § 9, of the Constitution, with the introduction of the causes of ineligibility brought by LC n. 135/2010, is historic victory for Brazilian citizenship. In that way, the level of effectiveness already achieved by legislative advance of the Clean Record Law becomes impossible to feedback, in recognition of the Prohibition of Political Rewind as implied principle and measurement parameter of the constitutionality of the law establishing a higher level of protection less than the current. Once you have made the legislative conformation, the State cannot be put back in the condition of the debtor of the legal provision that required to fruition political right level equivalent to that previously already enjoyed by citizens. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-23T00:38:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TiagoMisaelDeJesusMartins_Dissert.pdf: 1334553 bytes, checksum: bb4338bbd7b15fefaa446ee42ee5371c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-25T18:01:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TiagoMisaelDeJesusMartins_Dissert.pdf: 1334553 bytes, checksum: bb4338bbd7b15fefaa446ee42ee5371c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-25T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TiagoMisaelDeJesusMartins_Dissert.pdf: 1334553 bytes, checksum: bb4338bbd7b15fefaa446ee42ee5371c (MD5) Previous issue date: 2016-05-27 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Direitos políticos | pt_BR |
| dc.subject | Inelegibilidades | pt_BR |
| dc.subject | Lei da Ficha Limpa | pt_BR |
| dc.subject | Princípio da Proibição do Retrocesso | pt_BR |
| dc.subject | Political rights | pt_BR |
| dc.subject | Ineligibility | pt_BR |
| dc.subject | Clean Record Law | pt_BR |
| dc.subject | Principle of Prohibition of Withdrawal | pt_BR |
| dc.title | Retrocesso político e ficha limpa: Análise da Lei Complementar n. 135/2010 sob o enfoque do Princípio de Irreversibilidade Política | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Armando Albuquerque de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6754303280573896 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1652283673415980 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O nível de proteção alcançado pelo direito político previsto no art. 14, § 9º, da Constituição Federal, com a introdução das causas de inelegibilidade trazidas pela LC n. 135/2010, representa conquista histórica da cidadania brasileira. Nesse sentido, o patamar de efetivação já concretizado pelo avanço legislativo da Lei da Ficha Limpa se torna impossível de retroação, ante o reconhecimento da Proibição do Retrocesso Político como princípio implícito e parâmetro de aferição da constitucionalidade de lei posterior que estabeleça um nível de proteção menor que o vigente. Uma vez realizada a conformação legislativa, não pode o Estado se colocar novamente na condição de devedor da prestação jurídica necessária à fruição daquele direito político em patamar equivalente ao anteriormente já desfrutado pelos cidadãos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Jurídicas | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TiagoMisaelDeJesusMartins_Dissert.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
