Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, José Paulo da-
dc.date.accessioned2022-02-25T18:15:35Z-
dc.date.available2021-08-09-
dc.date.available2022-02-25T18:15:35Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22220-
dc.description.abstractThis project will present a reading of Rousseau’s Lettre à d’Alembert (1758) resorting to notions developed by the author in some of his other works, mainly, in his Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes. Initially published as a response to the article Genève written by d’Alembert for the seventh volume of the Encyclopedia, the Letter is part of a debate in which some of the greatest writers of the French Enlightenment were engaged. In the Letter, Rousseau directly addresses D’Alembert; however, when it comes to the question of the pedagogical function of the theater, Rousseau's critique is also directed to Voltaire and Diderot, who regarded the theater scene as highly important. Going beyond the traditional analyzes that approach the Letter in metaphysical or “theological” terms, Rousseau’s critique of the spectacle is the first social critique on the theater and brings a new and original notion of “history”, developed by Rousseau in the Discours, a work that is in the center of the debate that engaged these philosophers and gave rise to Rousseau’s writing of the Lettre à d’Alembert. A reading comparing these two works by Rousseau will be the object of this work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-24T11:40:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséPaulodaSilvaFilho_Dissert.pdf: 2334353 bytes, checksum: 3c6ff817f05a109da0bd5cc387957d73 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-25T18:15:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséPaulodaSilvaFilho_Dissert.pdf: 2334353 bytes, checksum: 3c6ff817f05a109da0bd5cc387957d73 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-25T18:15:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséPaulodaSilvaFilho_Dissert.pdf: 2334353 bytes, checksum: 3c6ff817f05a109da0bd5cc387957d73 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectRousseaupt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEnlightenmentpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.title“Tudo será para nós real, para vós teatro”: leitura da carta a D’alembert de Rousseau a partir do seu discurso sobre a desigualdadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Persch, Sérgio Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0515238387960441pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553720327367970pt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem por finalidade apresentar uma proposta de leitura do texto Carta a D’Alembert sobre os espetáculos (1758) de Rousseau baseada em noções apresentadas em outros textos do autor e, principalmente, no Discurso sobre as origens e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Originalmente redigida como uma resposta ao verbete Genebra escrito por d’Alembert no sétimo volume da Enciclopédia, a Carta orbita em torno de uma contenda que reuniu os maiores nomes da Ilustração francesa. D’Alembert seria seu interlocutor “direto” na carta, porém, na discussão sobre o papel pedagógico do teatro, a crítica de Rousseau também dialoga com Voltaire e com Diderot, que reputavam elevada importância à cena teatral. Superando as análises tradicionais em que a Carta poderia se encaixar, a saber, em um registro metafísico ou “teológico”, a crítica aos espetáculos realizada por Rousseau se apresenta como a primeira crítica social feita ao teatro e revela no interior do seu discurso uma noção de “história” particular, apresentada no Discurso sobre a desigualdade, que seria o nervo do embate que envolveu esses pensadores e motivou a redação da Carta a d’Alembert. O resultado da leitura comparada entre esses dois textos do autor será o conteúdo apresentado nesse trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséPaulodaSilvaFilho_Dissert.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons