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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22271
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ações e prática culturais juvenis: apropriações de espaços públicos em João Pessoa.
Título(s) alternativo(s): Youth cultural actions and practices: appropriations of public spaces in João Pessoa.
Autor(es): Tella, Marco Aurélio Paz
Resumo: Este artigo propõe apresentar e analisar formas de se relacionar e ocupar espaços urbanos, a partir de práticas culturais conhecidas como “sinal”, protagonizadas por dançarinos conhecidos como b-boys, nos semáforos de trânsito na cidade de João Pessoa. Pela prática do “sinal”, entendem-se breves inserções nas faixas de pedestres, em que b-boys apresentam uma coreografia e, ao final, pedem dinheiro aos motoristas dos automóveis. Pretende-se refletir sobre a perspectiva de subversão e ressignificação do uso do espaço a partir de uma prática artística. O trabalho de campo, especificamente para esse artigo, acontece desde outubro de 2016, em alguns semáforos, com conversas informais nos intervalos das apresentações e, posteriormente, com a realização de entrevistas gravadas. Esse artigo faz parte de uma pesquisa em que se pretende mapear a presença e as práticas culturais dos grupos do estilo break-dance – uma das artes da cultura hip-hop – na capital paraibana. Essa abordagem ganha relevância em um contexto de preocupação, por parte de alguns, sobre um processo de esvaziamento dos espaços urbanos. De modo mais amplo, pretende-se observar e analisar a percepção desses jovens dançarinos sobre a cidade e seus espaços urbanos.
Abstract: This article proposes to present and analyze ways of relating and occupying urban spaces based on cultural practices known as "signal", performed by dancers known as b-boys, at traffic lights in the city of João Pessoa. This study understands the practice of "signal" as short interventions in the crosswalks in which b-boys present a choreography and, in the end, ask for money from the drivers. The intention here is to reflect upon the perspective of subversion and resignification of the use of the urban space by an artistic practice. The field work, specifically for this article, has been taking place since October 2016, at some traffic lights, with informal conversations in the intervals of the presentations, and later with recorded interviews. This article is part of a research that aims to map the presence and the cultural practices of break-dance groups - one of the arts of hip-hop culture - in the capital of Paraíba. This approach gains relevance in a context of concern, on the part of some, of a process of emptying of urban spaces. More broadly, we intend to observe and analyze the perception of these young dancers on the city and its urban spaces.
Palavras-chave: espaço urbano
lugar
subverter
b-boy
urban space
place
subvert
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22271
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Cultura, Educação e Comunicação

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