Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22281
Tipo: TCC
Título: Avaliação da coordenação motora : conceitos e história
Autor(es): Guimarães, Andyara Araripe Coutinho
Primeiro Orientador: Caminha, Iraquitan de Oliveira
Resumo: A coordenação motora é capacidade de formação do corpo ligada a estrutura dos ossos e dos músculos, para realizar movimentos corporais. Ela é uma dimensão decisiva no desenvolvido da criança, diretamente associada ao seu crescimento e que tem um papel importante na vida infantil no ambiente escolar, de maneira especial nas aulas de Educação Física a aprender por meio do brincar. Diante disso, este projeto tem como objetivo, analisar por meio de uma revisão sistemática da literatura, os conceitos de coordenação motora e a história dessa área de conhecimento no contexto da Educação Física. Essa revisão teve como critérios de inclusão artigos originais, sem determinação cronológica, com buscas realizadas no Scielo, e Google Acadêmico, utilizando os descritores: Coordenação Motora, Educação Física e Avaliação. A procura inicial dos títulos que se enquadrassem ao tema de acordo com os descritores, foi de 08 artigos encontrados, depois de lidos os resumos para identificar as palavras chaves buscadas, foram selecionados 04 artigos para análise. Os estudos selecionados apontam a importância da associação de mais de uma forma de avaliação da coordenação motora no crescimento de uma criança, e a necessidade de mais estudos dentro da área para se obter mais descritores e instrumentos de avaliação.
Abstract: Motor coordination is the body's ability to form the structure of bones and muscles to perform body movements It is a decisive dimension in the child's development, directly associated with their growth and which has an important role in children's life in the school environment, especially in Physical Education classes to learn through play. Therefore, this project aims to analyze through a systematic review of the literature, the concepts of motor coordination and the history of this area of knowledge in the context of Physical Education. This review had as inclusion criteria original articles, without chronological determination, with searches performed in Scielo, and Google Scholar, using the descriptors: Motor Coordination, Physical Education and Evaluation. The initial search for titles that fit the theme according to the descriptors was 08 articles found, after reading the abstracts to identify the keywords searched, 04 articles were selected for analysis. The selected studies point out the importance of the association of more than one form of evaluation of motor coordination in the growth of a child, and the need for further studies within the area to obtain more descriptors and assessment instruments.
Palavras-chave: Coordenação Motora
Educação Física
Avaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22281
Data do documento: 1-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACG20072021.pdf769,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons