Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dantas, Bianca de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T18:33:51Z | - |
dc.date.available | 2021-11-23 | - |
dc.date.available | 2022-03-07T18:33:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22303 | - |
dc.description.abstract | As the region that has great symbolic potential, the Northeast has long been a space that generates narratives about its people, its culture and the way of life of those present. This research investigates how northeastern identity is published in Rede Globo's Amores Roubados (2014) series. For this, the study was divided into three chapters. The first deals with the Northeast, identity and the imaginary. The second addresses television, series and serialization in the Brazilian context. The third, finally, analyzes the Amores Roubados series using two methods: a content analysis, divided between categories that examine how visual resources of the Northeast and the psychological characteristics of its people; and a hermeneutical symbolic proposal by Durand (2001). When it comes to economic development, how is the Northeast shown in the serie? What relationships prevail between the characters? In relation to the imaginary, which symbols predominate? | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-25T19:37:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BiancaDeSousaDantas_Dissert.pdf: 3813696 bytes, checksum: 74b74c677823cac43e07c0cbf33aec38 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-07T18:33:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BiancaDeSousaDantas_Dissert.pdf: 3813696 bytes, checksum: 74b74c677823cac43e07c0cbf33aec38 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-07T18:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BiancaDeSousaDantas_Dissert.pdf: 3813696 bytes, checksum: 74b74c677823cac43e07c0cbf33aec38 (MD5) Previous issue date: 2020-02-28 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Ficção seriada | pt_BR |
dc.subject | Amores Roubados | pt_BR |
dc.subject | Northeast | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Television | pt_BR |
dc.subject | Serial fiction | pt_BR |
dc.title | Nordeste, identidade e imaginário: uma análise da série Amores Roubados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lins, Eunice Simões | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5038466512559227 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0135615998005033 | pt_BR |
dc.description.resumo | Como região que carrega grande potencialidade simbólica, o Nordeste há muito tempo funciona como espaço gerador de narrativas sobre o seu povo, sua cultura e o modo de vida presentes. Esta pesquisa investiga como a identidade do nordestino é apresentada na série Amores Roubados (2014), da Rede Globo. Para isso, o estudo foi dividido em três capítulos. O primeiro trata sobre Nordeste, identidade e imaginário. O segundo aborda televisão, série e serialização no contexto brasileiro. O terceiro, por fim, analisa a série Amores Roubados utilizando duas metodologias: a análise de conteúdo, dividida entre categorias que examinam as características visuais do Nordeste e as características psicológicas de seu povo; e a hermenêutica simbólica proposta por Durand (2001). Se tratando de desenvolvimento econômico, como o Nordeste é mostrado na série? Que relações prevalecem entre as personagens? Em relação ao imaginário, que símbolos predominam? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BiancaDeSousaDantas_Dissert.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons