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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22321
Tipo: Dissertação
Título: Acessibilidade nos portais institucionais da Universidade Federal da Paraíba: uma análise da padronização do uso do sistema de gerenciamento de conteúdo Plone
Autor(es): Lourenço, Renato Santos
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano
Resumo: A presente pesquisa dedicou-se a analisar a acessibilidade nos principais portais institucionais vinculados a setores da Universidade Federal da Paraíba que adotaram a padronização de uso do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) Plone, estabelecido na Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal (IDG), em conformidade com as diretrizes de acessibilidade no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). A IDG foi desenvolvida pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), sendo definida como um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem utilizados nos sites e demais serviços digitais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Tal Identidade tem como uma de suas principais estratégias a utilização do SGC Plone como facilitadora na gestão de conteúdo nos sites governamentais, que possui como uma de suas principais características o excelente histórico de segurança e a adoção de critérios de acessibilidade e usabilidade. A temática objeto da análise revela-se necessária, inclusive, pela instituição da Lei n° 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que reforça a importância e a obrigatoriedade da acessibilidade nos sites institucionais mantidos pelo governo, a fim de assegurar e promover a inclusão social e a cidadania da pessoa com deficiência. A pesquisa foi fundamentada na verificação automática de acessibilidade por meio do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), apresentando dados quantificáveis aos principais problemas de acessibilidade identificados nos sites analisados. Metodologicamente, parte-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, pautado em procedimentos e técnicas de pesquisa documental. Desta feita, mediante os resultados, foi possível a constatação de problemas recorrentes de acessibilidade, alguns próprios do código HTML da plataforma Plone e os demais vinculados a gestão de conteúdo. Esta gestão é associada diretamente ao papel do editor na condição de usuário final, e, assim o sendo, pode-se concluir que embora ostentem ferramentas acessíveis, remanesce a premente necessidade de criação, treinamento e conscientização de melhores práticas de uso e publicação de informações por parte dos colaboradores envolvidos nessa rotina de trabalho. Como contribuição para a temática estudada, fora proposto um modelo de boas práticas de uso nas páginas criadas no Plone vinculadas a Universidade Federal da Paraíba, a fim de facilitar o gerenciamento de conteúdo nesses sites e, em consequência, gerar uma melhor adoção aos critérios de acessibilidade, de acordo com as recomendações do e-MAG.
Abstract: This research was dedicated to analyzing accessibility in the main institutional portals linked to sectors of the Federal University of Paraíba that has adopted the standardization of use of the Content Management System (SGC) Plone, established in the Federal Government's Digital Communication Standard Identity (IDG), in accordance with the accessibility guidelines in the Accessibility Model in Electronic Government (e-MAG). IDG was developed by the Special Secretariat for Social Communication of the Presidency of the Republic (SECOM), and is defined as a set of guidelines, directions, standards and models to be used on the websites and other digital services of the bodies and entities of the Federal Executive Branch. Such Identity has as one of its main strategies the use of SGC Plone as a facilitator in the management of content on government websites, which has as one of its main features the excellent security history and the adoption of accessibility and usability criteria. The thematic object of the analysis proves to be necessary, including, by the institution of Law No. 13,146 - Brazilian Law of Inclusion of Person with Disabilities (Statute of Person with Disabilities) which reinforces the importance and mandatory accessibility of institutional websites maintained by the government, in order to ensure and promote the social inclusion and citizenship of people with disabilities. This research was based on the automatic accessibility verification through the Website Accessibility Evaluator and Simulator (ASES), presenting quantifiable data on the main accessibility problems identified in the analyzed websites. Methodologically, it starts from an exploratory-descriptive study with a quantitative and qualitative approach, based on documentary research procedures and techniques. Thus, through the results, it was possible to verify recurring accessibility problems, some of which are inherent to the HTML code of the Plone platform and others related to content management. This management is directly associated with the role of the editor as an end user, and, therefore, it can be concluded that, although they have accessible tools, they remains an urgent need for creation, training and awareness of best practices for the use and publication of information by the employees involved in this work routine. As a contribution to the topic studied, a model of good practices for use in pages created in Plone linked to the Federal University of Paraíba was proposed, in order to facilitate the management of content on these sites and, consequently, generate a better adoption of the criteria of accessibility, in accordance with the e-MAG recommendations.
Palavras-chave: Acessibilidade digital
Verificação automática de acessibilidade
Plone
Digital accessibility
Automatic accessibility check
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22321
Data do documento: 19-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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