Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jeane Maria da | - |
dc.creator | Souza, Kalyne Aprígio de | - |
dc.creator | Fernandes, Josefa Nerice Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T12:22:48Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02 | - |
dc.date.available | 2017-09-19T12:22:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2232 | - |
dc.description.abstract | Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los aportes de Paulo Freire para la formación de docentes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), desde el libro de referencia teórico de Paulo Freire (1996), Pedagogía de la Autonomía. El trabajo, por ser de naturaleza cualitativa, se realizó en dos escuelas: Escuela Estatal de Primaria y Secundaria Profesor Antonio Gomes y Escuela Estatal de Enseñanza Primaria Machado de Assis. Tuvimos como sujetos de investigación seis educadores EJA ciclo I. En la obtención de datos se diseñó un cuestionario que pretendía averiguar si los profesores practican el conocimiento presentado por Freire. Con el análisis de los datos recogidos en los temas de los discursos de los profesores llegaron a la conclusión de que contribuyen a la formación de la autonomía del estudiante, haciendo uso del conocimiento educativo presentado en el trabajo que guía este trabajo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-19T12:22:48Z No. of bitstreams: 1 JMS02092016: 1199906 bytes, checksum: 1aad92d87921af6af8fd953d1cbed52d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-19T12:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMS02092016: 1199906 bytes, checksum: 1aad92d87921af6af8fd953d1cbed52d (MD5) Previous issue date: 2015-12-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.title | O docente da educação de jovens e adultos e a formação da autonomia do educando | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Furtado, Quézia Vila Flor | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8795834940015902 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Paulo Freire à formação do educador da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do referencial teórico o livro de Paulo Freire (1996), Pedagogia da Autonomia. O trabalho, sendo de natureza qualitativa, foi realizado em duas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes e Escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis. Tivemos como sujeitos da pesquisa seis educadores da EJA do ciclo I. Na obtenção de dados foi elaborado um questionário que objetivou averiguar se os docentes praticam os saberes apresentados por Freire. Com a análise dos dados coletados nas questões mediante as falas dos professores concluímos que eles contribuem para a formação da autonomia do educando, fazendo uso dos saberes educativos apresentados na obra que norteia este trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMS02092016 | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.