Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jeane Maria da-
dc.creatorSouza, Kalyne Aprígio de-
dc.creatorFernandes, Josefa Nerice Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-09-19T12:22:48Z-
dc.date.available2016-09-02-
dc.date.available2017-09-19T12:22:48Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2232-
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los aportes de Paulo Freire para la formación de docentes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), desde el libro de referencia teórico de Paulo Freire (1996), Pedagogía de la Autonomía. El trabajo, por ser de naturaleza cualitativa, se realizó en dos escuelas: Escuela Estatal de Primaria y Secundaria Profesor Antonio Gomes y Escuela Estatal de Enseñanza Primaria Machado de Assis. Tuvimos como sujetos de investigación seis educadores EJA ciclo I. En la obtención de datos se diseñó un cuestionario que pretendía averiguar si los profesores practican el conocimiento presentado por Freire. Con el análisis de los datos recogidos en los temas de los discursos de los profesores llegaron a la conclusión de que contribuyen a la formación de la autonomía del estudiante, haciendo uso del conocimiento educativo presentado en el trabajo que guía este trabajo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-19T12:22:48Z No. of bitstreams: 1 JMS02092016: 1199906 bytes, checksum: 1aad92d87921af6af8fd953d1cbed52d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-19T12:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMS02092016: 1199906 bytes, checksum: 1aad92d87921af6af8fd953d1cbed52d (MD5) Previous issue date: 2015-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.titleO docente da educação de jovens e adultos e a formação da autonomia do educandopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795834940015902pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Paulo Freire à formação do educador da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do referencial teórico o livro de Paulo Freire (1996), Pedagogia da Autonomia. O trabalho, sendo de natureza qualitativa, foi realizado em duas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes e Escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis. Tivemos como sujeitos da pesquisa seis educadores da EJA do ciclo I. Na obtenção de dados foi elaborado um questionário que objetivou averiguar se os docentes praticam os saberes apresentados por Freire. Com a análise dos dados coletados nas questões mediante as falas dos professores concluímos que eles contribuem para a formação da autonomia do educando, fazendo uso dos saberes educativos apresentados na obra que norteia este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMS020920161,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.