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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22334
Tipo: Dissertação
Título: Credibilidade jornalística no Regime de informação mediado pelo algoritmo
Autor(es): Magalhães, Daniel Lima
Primeiro Orientador: Falcão, Thiago Pereira
Resumo: Nesta trabalho, partimos da hipótese de que a algoritmização do regime de mediação informacional tem alterado os processos de construção da credibilidade jornalística. Nosso objetivo é contribuir no debate prático-epistemológico vigente sobre as condicionantes desta credibilidade específica frente ao público, aos profissionais e à própria mediação, aqui representada pela ascendência das redes sociotécnicas e das tecnologias algorítmicas de comunicação e informação. Para tanto, dividimos esta pesquisa em três partes: na primeira, realizamos um enquadramento teórico do conceito de credibilidade jornalística a partir da dialética da credibilidade proposta por Lisboa e Benetti (2017) e da deontologia do jornalismo de Carlos Camponez (2009); na segunda, examinamos a mediação algorítmica e sua importância para o estabelecimento de uma nova hegemonia global no regime de informação, fenômeno descrito a partir dos estudos de González de Gómez (2012) e Bezerra (2017a; et al 2017b) e das teorias de Bruno Latour (1994) e Bernd Frohmann (1995); e na terceira, analisamos efeitos deste regime na autoridade do campo jornalístico e na confiança do público através do fenômeno de automatização da rotina jornalística originando o que pesquisadores tem chamado de jornalismo computacional (ANDERSON, 2012), jornalismo automatizado (CARLSON, 2014), jornalismo robô (SCHULTZ e SHEFFER, 2017) ou jornalismo algorítmico (DIAKOPOULOS, 2014), este último o por nós adotado. Discutimos, deste modo, a centralidade dos algoritmos na sociedade informacional contemporânea e concluímos com algumas perspectivas para o futuro do jornalismo, sua reorganização e renovação dentro deste ecossistema, além de estratégias para garantir a estabilidade necessária à construção e manutenção da credibilidade.
Abstract: We start this research from the hypothesis that the algorithmization of the informational mediation regime has altered the construction process of journalistic credibility. Our goal is to contribute to the ongoing practical-epistemological debate on the determinants of this specific credibility vis-à vis the public, professionals, and mediation itself, hereby represented in the ascendancy of sociotechnical networks and algorithmic technologies of communication and information. To do so, we divided this work into three parts: in the first, we carried out a theoretical framework on the concept of journalistic credibility based on the dialectic of credibility proposed by Lisboa and Benetti (2017) and the journalistic deontology studied by Carlos Camponez (2009); in the second, we examine the algorithmic mediation and its importance for the establishment of a new global hegemony in the information regime, phenomena we describe from the studies of González de Gómez (2012) and Bezerra (2017a, et al 2017b) and the theories of Bruno Latour (1994) and Bernd Frohmann (1995); and, in the third, we analyze the effects of this regime on journalistic authority and public confidence through the events of automation in journalistic routine originating what researchers have called computational journalism (ANDERSON, 2012), automated journalism (CARLSON, 2014), robotic journalism (SCHULTZ and SHEFFER, 2017) or algorithmic journalism (DIAKOPOULOS, 2014), the latter adopted by us. Thus, we discuss the centrality of algorithms for the contemporary information society and conclude with some perspectives for the future of journalism, its reorganization and renewal within this ecosystem, as well as strategies to guarantee the necessary stability for the construction and maintenance of credibility.
Palavras-chave: Algoritmos
Credibilidade
Deontologia
Jornalismo
Mediação
Regime de informação
Algorithms
Credibility
Deontology
Journalism
Mediation
Information regime
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22334
Data do documento: 23-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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