Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2235
metadata.dc.type: TCC
Title: A biblioteca escolar e o incentivo à leitura na primeira infância: as representações sociais dos pais dos alunos do Infantil IV da Escola Vida Ativa
metadata.dc.creator: MENDES, Michelly Cristine de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Edvaldo Carvalho Alves
metadata.dc.contributor.referee1: OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de
metadata.dc.contributor.referee2: RAMALHO, Francisca Arruda
metadata.dc.description.resumo: A leitura, por seus incontáveis benefícios e fundamental participação no desenvolvimento do indivíduo, deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida, e sem dúvidas, a família possui papel de grande importância nesse processo, sendo ela a responsável por passar os primeiros valores e costumes. Mas é no ambiente escolar, onde na maioria das vezes se aprendem as primeiras letras, que essa habilidade encontra recursos para ser melhor desenvolvida. Nesse sentido, torna-se essencial que essas instituições de ensino disponibilizem a comunidade escolar uma biblioteca que possa colaborar efetivamente com as atividades de formação e incentivo a leitura. Assim, a presente pesquisa, do tipo descritiva e de natureza qualitativa, busca analisar as representações sociais dos pais dos alunos do Infantil IV da Escola Vida Ativa, em relação ao papel estruturante que a biblioteca escolar cumpre no processo de incentivo a leitura no período da primeira infância. Através da aplicação de questionários identificou-se o perfil dos pesquisados e questionou-se sobre a importância do incentivo a leitura na infância, a participação da família nesse processo e sobre a colaboração que a instalação de uma biblioteca escolar poderia gerar em benefício dos alunos. Dessa forma, a biblioteca escolar é percebida como um instrumento de grande importância para o incentivo a leitura, como um espaço criado para promover o acesso a informação em seus vários aspectos e onde a criança também pode participar de atividades culturais, elevando seu nível de conhecimento. Além de que essas unidades de informação funcionam também como um grande instrumento facilitador para do trabalho docente.
Abstract: The reading, for their countless benefits and fundamental role in the development of the individual, should be encouraged from the earliest years of life, and without doubt, the family has a major role in this process, though she is responsible for passing the first values and customs. But it is in the school environment, where most of the time you learn the first letter, that this skill is developed resources to be better. In this sense, it is essential that these educational institutions to make available a school community library that can effectively collaborate with the training activities and encourage reading. Thus, the present study, descriptive and qualitative in nature, seeks to analyze the social representations of the parents of the students of the Child IV School Vida Ativa, in relation to the structuring role of the school library plays in the process of encouraging reading during the early childhood. Through the questionnaires identified the profile of respondents and asked about the importance of encouraging reading in childhood, the family's participation in this process and the collaboration on the installation of a school library could generate for the benefit of students. Thus, the school library is perceived as an important instrument for encouraging reading as a space created to promote access to information in its various aspects and where the child can also participate in cultural activities, raising their level of knowledge. In addition to these information units also function as a facilitator for the great teaching.
Keywords: BIBLIOTECA ESCOLAR
ESTUDO DE USUÁRIOS
LEITURA
FORMAÇÃO DE LEITORES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2235
Issue Date: 4-May-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCOM19092017.pdf717,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons