Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarmona, Raquel de Lourdes de Miranda e Silva-
dc.date.accessioned2022-03-11T18:14:00Z-
dc.date.available2021-07-29-
dc.date.available2022-03-11T18:14:00Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22351-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to present the iconography of the imaginary Josephine as the materialization of the sacred in the context of religious and sacred arts and its symbolic imagination, which is in the attributes and adornments that make up its iconographic ensemble, as well as its polysemy and the various perspectives. that the image shows within the scope of Brazilian popular Catholic religiosity. In this research, through the multidisciplinarity sought through the dialogues established over the field of Religious Studies, we list three Josephine models as significant representatives of its time, regarding the most evident aspects on the surface of an image: artistic school, its constructive technique and its Support. Therefore, Saint Joseph in Boots, Saint Joseph the Worker and Saint Joseph Sleeping were chosen as representatives of distinct periods, their imaginary and pertinences. In addition, we drew a brief ascension walk of the Josephine image highlighting part of the various titles, patronages and invocations granted by the Catholic Church. In order to fulfill our proposed objectives, we opted for a qualitative research with bibliographic approach, reading the highlighted images using Panofsky's iconological method for the analysis of the work of art, and then classifying each image according to Gilbert Durand's symbolic imagination.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-08T17:28:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaquelDeLourdesDeMirandaESilvaCarmona_Dissert.pdf: 3888765 bytes, checksum: 5aa1d41873a290d7e4ef23d89e1ea864 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-11T18:14:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaquelDeLourdesDeMirandaESilvaCarmona_Dissert.pdf: 3888765 bytes, checksum: 5aa1d41873a290d7e4ef23d89e1ea864 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T18:14:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaquelDeLourdesDeMirandaESilvaCarmona_Dissert.pdf: 3888765 bytes, checksum: 5aa1d41873a290d7e4ef23d89e1ea864 (MD5) Previous issue date: 2019-10-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectIconologiapt_BR
dc.subjectImaginária sacrapt_BR
dc.subjectSão Josépt_BR
dc.subjectImaginação simbólicapt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectIconologypt_BR
dc.subjectImaginary of sacredpt_BR
dc.subjectSaint Josephpt_BR
dc.subjectSymbolic imaginationpt_BR
dc.titleLá onde o santo perdeu as botas: iconografia e imaginária sacra em São Josépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Carlos André Macêdo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7764634726743516pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sampaio, Dilaine-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3798077841438858pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314331724648082pt_BR
dc.description.resumoEssa disertação tem por objetivo apresentar a iconografia da imaginária josefina como a materialização do sagrado no contexto das artes religiosa e sacra e o seu imaginário simbólico, que está nos atributos e adereços que compõem o seu conjunto iconográfico, além da sua polissemia e as diversas perspectivas que a imagem mostra no âmbito da religiosidade católica popular brasileira. Nessa busca, por meio multidisciplinaridade permitida nos diálogos estabelecidos na Área das Ciências das Religiões, elencamos três modelos josefinos como representantes significativos da sua época, no que diz respeito aos aspectos mais evidentes à superfície de uma imagem: escola artística, sua técnica construtiva e o suporte. Assim, foram escolhidos São José de Botas, São José Carpinteiro e São José Dormindo como representantes de períodos distintos, seus imaginários e pertinências. Além do mais, traçamos uma breve caminhada ascensional da imagem josefina evidenciando parte dos diversos títulos, patronatos e invocações concedido pela Igreja Católica. Para cumprir com os objetivos propostos, optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, fazendo uma leitura das imagens destacadas com a utilização do método iconológico de Panofsky para análise da obra de arte e, posteriormente classificamos cada imagem segundo a imaginação simbólica de Gilbert Durand.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaquelDeLourdesDeMirandaESilvaCarmona_Dissert.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons