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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22374
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão da pessoa com deficiência na educação superior: o comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB para o acesso e a permanência |
Autor(es): | Silva Neto, Paulino Joaquim da |
Primeiro Orientador: | Araújo, Edineide Jezine Mesquita |
Resumo: | A temática da Educação Inclusiva vem provocando estudos e debates acerca do acesso, permanência e sucesso das pessoas com deficiência em Instituições de Ensino Superior (IES) em decorrência das políticas públicas de inclusão social. Dentre essas políticas, destaca-se o Programa Incluir, que orienta a criação de Núcleos de Acessibilidade nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) como setor de promoção da inclusão. Ao considerar as políticas de inclusão no ensino superior, o estudo busca identificar as ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), sua atuação para a inclusão e permanência dos sujeitos com deficiência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa possui um caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa pelo método de estudo de caso, cujo lócus do estudo é o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB. Para coleta de dados, utilizou-se fontes bibliográficas, levantamento de produções científicas, pesquisa documental on-line em sites oficiais, entrevistas semiestruturada e aplicação de questionário. Responderam ao questionário, 27 (vinte e sete) estudantes ativos e assistidos pelo CIA, e à entrevista, 05 (cinco) gestores que compõem o CIA. A percepção dos estudantes com deficiência foi retratada em relação ao nível de satisfação e atitudes diante dos obstáculos, desde o ingresso à conclusão do curso. Os dados indicam que as barreiras estão presentes e são percebidas de modo distintos, a depender do tipo de deficiência de cada pessoa; os achados sugerem que as políticas inclusivas deverão ser pensadas, institucionalizadas e implementadas pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, visando a contemplar a todos, uma vez que em um ambiente inclusivo não há espaço para distinção de qualquer natureza. O estudo demonstrou que o rompimento com o paradigma da exclusão não se restringe ao que está previsto nos documentos legais, requer o comprometimento e a sensibilidade com a causa da pessoa com deficiência. Nesse contexto, foi possível aferir que, apesar dos desafios, impasses e tensões, o CIA, por meio sua equipe colaborativa, tem conseguido articular ações concretas e propositivas, com vistas a eliminar obstáculos ou barreiras, sobretudo as de natureza arquitetônica, pedagógica e atitudinal no cotidiano acadêmico da UFPB. |
Abstract: | The theme of Inclusive Education has provoked studies and debates about the access, permanence, and success of people with disabilities in Higher Education Institutions because of public policies for social inclusion. Among these policies, the “Incluir” Program stands out, which guides the creation of Accessibility Centers in Federal Institutions of Higher Education as a sector to promote inclusion. When considering inclusion policies in higher education, the study seeks to identify the actions of the Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), its role in the inclusion and permanence of individuals with disabilities at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). The research has an exploratory character, with a qualitative approach through the case study method, whose locus of study is the Inclusion and Accessibility Committee of UFPB. For data collection, bibliographical sources, survey of scientific productions, online documentary research on official websites, semi-structured interviews and questionnaire application were used. Twenty-seven (27) active students assisted by the CIA answered the questionnaire, and 05 (five) managers who make up the CIA answered the interview. The perception of students with disabilities was portrayed in relation to the level of satisfaction and attitudes towards obstacles, from admission to completion of the course. Data indicate that barriers are present and perceived differently, depending on the type of disability of each person; the findings suggest that inclusive policies should be designed, institutionalized, and implemented by the UFPB's Inclusion and Accessibility Committee, aiming at covering everyone, since in an inclusive environment there is no room for distinction of any kind. The study showed that breaking the exclusion paradigm is not restricted to what is provided for in legal documents, it requires commitment and sensitivity to the cause of the person with a disability. In this context, it was possible to infer that, despite the challenges, impasses and tensions, the CIA, through its collaborative team, has managed to articulate concrete and purposeful actions, with a view to eliminating obstacles or barriers, especially those of an architectural, pedagogical, and attitudinal nature in the academic routine of UFPB. |
Palavras-chave: | Deficiência Ensino superior Inclusão Permanência Núcleo de acessibilidade Disabled people Higher education Inclusion Permanence Accessibility center |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22374 |
Data do documento: | 31-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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