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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22389
Tipo: | Tese |
Título: | Entre o cachimbo e a fumaça: um estudo das memórias na cultura material da Jurema no Terreiro de Umbanda Ogum Beira Mar |
Autor(es): | Almeida, Carla Maria de |
Primeiro Orientador: | Azevedo Netto, Carlos Xavier de |
Resumo: | A Jurema compreende em uma religião afro-ameríndia, amplamente praticada no Nordeste, especialmente na Paraíba, mas também em outras regiões do Brasil e já alcançou outros países, como o continente Europeu. Tal como as demais religiões e manifestações culturais, ela possui uma gama de objetos, entre adornos, instrumentos musicais e demais coisas sagradas que compõem o cenário religioso, que, além de serem utilizadas na realização do rito, possuem valores histórico e memorial. Diante disso, busco compreender as memórias construídas sobre a Jurema por meio das informações constantes na cultura material e nas narrativas das/dos fiéis mais experientes no contexto religioso. A cultura material é compreendida enquanto documento, cujas informações contidas possibilitam evocar memórias sobre a Jurema. Para tanto, executei a observação participante, com ênfase na abordagem etnográfica, compreendendo a religião enquanto uma malha de significados que devem ser analisados, aqui, à luz da semiótica. Para a elaboração da pesquisa, foi observado o Terreiro de Umbanda Ogum Beira Mar, situado em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. O terreiro foi selecionado conforme sua relevância para religião, constituindo em referências de lugar de memória e de templo cuja liderança mais velha obteve um singular papel na tradição religiosa do estado. A partir da cultura material religiosa, busquei compreender a diversidade sígnica no seio da Jurema, as informações produzidas, seus aspectos simbólicos, históricos e memoriais. Dito isso, o estudo propõe, a partir de sua inserção na seara da Ciência da Informação, refletir o objeto a partir do entrecruzamento de informações, das dissonâncias e constâncias em relação à informação e à memória da Jurema na Paraíba. As culturas materiais refletidas são de uso coletivo e individual, sua reflexão aponta a forma com que as juremeiras e juremeiros concebem os objetos sagrados, como detentores de memória e ciência, que indicam aspectos característicos dos saberes que envolvem a religião. A análise contrapôs os estudos clássicos sobre os objetos, derrubando a visão colonizadora como religiosidade dotada de cultura material pobre. A cultura material, somada às memórias narradas, configuram-se em relevantes fontes, uma vez que, por sua singularidade, elas não apenas subsidiam novas pesquisas, mas expandem horizontes nos estudos de memória e cultura no campo da Ciência da Informação. |
Abstract: | Jurema comprises an Afro-Amerindian religion, widely practiced in the Northeast, especially in Paraíba, but also in other regions of Brazil and has already reached other countries, like the European continent. Like other religions and cultural manifestations, it has a range of objects, including ornaments, musical instruments and other sacred things that make up the religious scene, which, in addition to being used in the performance of the rite, have historical and memorial values. Therefore, I seek to understand the memories built about Jurema through the constant information in the material culture and in the narratives of the most experienced faithful in the religious context. Material culture is understood as a document, whose contained information makes it possible to evoke memories about Jurema. Therefore, I performed participant observation, with emphasis on the ethnographic approach, understanding religion as a mesh of meanings that must be analyzed here in the light of semiotics. For the elaboration of the research, the Terreiro de Umbanda Ogum Beira Mar, located in João Pessoa, capital of the state of Paraíba, was observed. The terreiro was selected according to its relevance to religion, constituting references to a place of memory and a temple whose senior leadership had a unique role in the state's religious tradition. From the material religious culture, I sought to understand the sign diversity within Jurema, the information produced, its symbolic, historical and memorial aspects. Having said that, the study proposes, based on its insertion in the field of Information Science, to reflect on the object from the intersection of information, dissonances and constancies in relation to the information and memory of Jurema in Paraíba. The material cultures reflected are for collective and individual use, their reflection points to the way in which juremeiras and juremeiros conceive sacred objects, as holders of memory and science, which indicate characteristic aspects of knowledge involving religion. The analysis opposed classical studies on objects, overturning the colonizing view as a religiosity endowed with poor material culture. Material culture, added to narrated memories, constitute relevant sources, since, due to their uniqueness, they not only subsidize new research, but expand horizons in memory and culture studies in the field of Information Science. |
Palavras-chave: | Cultura material Memória social Jurema Terreiro de Umbanda Ogum Beira Mar Material culture Social memory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22389 |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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