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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22407
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovaes, Diego Amorim-
dc.date.accessioned2022-03-18T18:14:34Z-
dc.date.available2021-10-06-
dc.date.available2022-03-18T18:14:34Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22407-
dc.description.abstractOur objective is to investigate the construction of black domestic workers characters in the works of the São Paulo writer Lygia Fagundes Telles (1923-present). We work on four of the author's works: the short story Antes do Baile Verde (1965), the novel As Meninas (1973), the tale Noturno Amarelo (1977) and the novel As Horas Nuas (1989). As a theoretical tool, we use the notion of black feminism of the intersectionality through its articulation with the categories of class, gender and race (AKOTIRENE, 2019). The main theorists who support us are Silvia Federici (2019) and Lélia Gonzalez (2018a,b) giving us a feminist-Marxist perspective on domestic work and a critique of its race in Brazil. The notion of capitalist domesticity, present in Perrot (1988) and Federici (2019), is also essential to our work. Telles builds her characters with the aim of destroying this domestic and therefore subvert the image of the happy nuclear family headed by a man. By inverting this social pyramid of the domestic, the author, however, does not exempt herself from marking her characters with the attributes that oppress them in the real world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-15T16:41:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf: 757251 bytes, checksum: e454cbe5f1d482bcca34eae229b344aa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-18T18:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf: 757251 bytes, checksum: e454cbe5f1d482bcca34eae229b344aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-18T18:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf: 757251 bytes, checksum: e454cbe5f1d482bcca34eae229b344aa (MD5) Previous issue date: 2021-09-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLygia Fagundes Tellespt_BR
dc.subjectTrabalho domésticopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectDomestic workpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectBlack feminismpt_BR
dc.title“Estou pensando sempre em fazer a vontade dos outros, mas os outros não pensam nunca em fazer a minha vontade”: a trabalhadora doméstica negra em Lygia Fagundes Telles (1965-1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Telma Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979993986534851pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6276340220462350pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo é investigar a construção das personagens trabalhadoras domésticas assalariadas negras nas obras da escritora paulista Lygia Fagundes Telles (1923-atual). Trabalhamos quatro obras da autora: o conto Antes do Baile Verde (1965), o romance As Meninas (1973), o conto Noturno Amarelo (1977) e o romance As Horas Nuas (1989). Como ferramenta teórica, utilizamos a noção do feminismo negro da interseccionalidade pela sua articulação com as categorias de classe, gênero e raça (AKOTIRENE, 2019). As principais teóricas que nos embasam são Silvia Federici (2019) e Lélia Gonzalez (2018a,b) nos dando uma perspectiva feminista-marxista do trabalho doméstico e uma critica de raça do mesmo no Brasil. Também é essencial ao nosso trabalho a noção de doméstico capitalista, presente em Perrot (1988) e Federici (2019). Telles constrói suas personagens com o objetivo de destruir esse doméstico e por isso subverter a imagem da família nuclear feliz chefiada por um homem. Ao inverter essa pirâmide social do doméstico, a autora, no entanto, não se exime de marcar suas personagens com os atributos que as oprimem no mundo real. Esta Dissertação foi elaborada dentro da Linha de Pesquisa Ensino de História e Cultura Histórica do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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