Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Novaes, Diego Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T18:14:34Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06 | - |
dc.date.available | 2022-03-18T18:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22407 | - |
dc.description.abstract | Our objective is to investigate the construction of black domestic workers characters in the works of the São Paulo writer Lygia Fagundes Telles (1923-present). We work on four of the author's works: the short story Antes do Baile Verde (1965), the novel As Meninas (1973), the tale Noturno Amarelo (1977) and the novel As Horas Nuas (1989). As a theoretical tool, we use the notion of black feminism of the intersectionality through its articulation with the categories of class, gender and race (AKOTIRENE, 2019). The main theorists who support us are Silvia Federici (2019) and Lélia Gonzalez (2018a,b) giving us a feminist-Marxist perspective on domestic work and a critique of its race in Brazil. The notion of capitalist domesticity, present in Perrot (1988) and Federici (2019), is also essential to our work. Telles builds her characters with the aim of destroying this domestic and therefore subvert the image of the happy nuclear family headed by a man. By inverting this social pyramid of the domestic, the author, however, does not exempt herself from marking her characters with the attributes that oppress them in the real world. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-15T16:41:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf: 757251 bytes, checksum: e454cbe5f1d482bcca34eae229b344aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-18T18:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf: 757251 bytes, checksum: e454cbe5f1d482bcca34eae229b344aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-18T18:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf: 757251 bytes, checksum: e454cbe5f1d482bcca34eae229b344aa (MD5) Previous issue date: 2021-09-17 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lygia Fagundes Telles | pt_BR |
dc.subject | Trabalho doméstico | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Feminismo negro | pt_BR |
dc.subject | Domestic work | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Black feminism | pt_BR |
dc.title | “Estou pensando sempre em fazer a vontade dos outros, mas os outros não pensam nunca em fazer a minha vontade”: a trabalhadora doméstica negra em Lygia Fagundes Telles (1965-1989) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Telma Dias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1979993986534851 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6276340220462350 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso objetivo é investigar a construção das personagens trabalhadoras domésticas assalariadas negras nas obras da escritora paulista Lygia Fagundes Telles (1923-atual). Trabalhamos quatro obras da autora: o conto Antes do Baile Verde (1965), o romance As Meninas (1973), o conto Noturno Amarelo (1977) e o romance As Horas Nuas (1989). Como ferramenta teórica, utilizamos a noção do feminismo negro da interseccionalidade pela sua articulação com as categorias de classe, gênero e raça (AKOTIRENE, 2019). As principais teóricas que nos embasam são Silvia Federici (2019) e Lélia Gonzalez (2018a,b) nos dando uma perspectiva feminista-marxista do trabalho doméstico e uma critica de raça do mesmo no Brasil. Também é essencial ao nosso trabalho a noção de doméstico capitalista, presente em Perrot (1988) e Federici (2019). Telles constrói suas personagens com o objetivo de destruir esse doméstico e por isso subverter a imagem da família nuclear feliz chefiada por um homem. Ao inverter essa pirâmide social do doméstico, a autora, no entanto, não se exime de marcar suas personagens com os atributos que as oprimem no mundo real. Esta Dissertação foi elaborada dentro da Linha de Pesquisa Ensino de História e Cultura Histórica do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | História | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiegoAmorimNovaes_Dissert.pdf | 739,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons