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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22459
Tipo: TCC
Título: O assédio moral nas empresas de call center
Autor(es): Soares, Iarine da Costa Florêncio
Primeiro Orientador: Moura, Paulo Vieira de
Resumo: O presente estudo tem o escopo de analisar a correlação entre o assédio moral e a realidade laboriosa das empresas de call-center na Paraíba e sua repercussão jurídica, tendo como parâmetro um processo judicial que tramitou na Justiça do Trabalho no estado da Paraíba. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Foram consultados livros e artigos de juristas nacionais, trabalhos acadêmicos – tese e dissertação – e analisadas decisões judiciais, sem olvidar a leitura e estudo da legislação brasileira pertinente à matéria. O assédio moral pode causar um forte impacto na qualidade de vida dos trabalhadores, podendo gerar sofrimento físico e psíquico, além de aumento – em longo prazo – do risco de desenvolvimento de doenças em grau elevado, e de possível suicídio, de modo a prejudicar não só a vítima, mas a organização e a sociedade. Neste sentido, também se evidencia que a falta de legislação específica, possibilita práticas abusivas e violadoras de direitos dos trabalhadores. Desse modo, evidencia-se que locais com o modus operandi desrespeitoso com o funcionário e com o meio ambiente de trabalho, como os setores de call center, são propensos a apresentarem casos de assédio moral, desencadeando um âmbito laboral hostil e insalubre.
Abstract: This study aims to analyze the correlation between moral harassment and the laborious reality of call-center companies in Paraíba and its legal repercussion, having as a parameter a judicial process that was processed in the Labor Court in the state of Paraíba. The study was carried out through bibliographical and documentary research. Books and articles by national jurists, academic works – thesis and dissertation – were consulted and court decisions were analyzed, without forgetting the reading and study of Brazilian legislation pertaining to the matter. Moral harassment can have a strong impact on the quality of life of workers, which can generate physical and psychological suffering, in addition to an increase - in the long term - of the risk of developing high-grade diseases, and possible suicide, in order to harm not only the victim, but the organization and society. In this sense, it is also evident that the lack of specific legislation enables abusive practices that violate workers' rights. It is evident that places with disrespectful modus operandi towards the employee and the work environment, such as the call center sectors, are likely to present cases of moral harassment, triggering a hostile and unhealthy work environment.
Palavras-chave: Assédio moral no trabalho
Call center
Meio ambiente de trabalho
Bullying at work
Work environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22459
Data do documento: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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