Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22469
Tipo: TCC
Título: EMPATIA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E REFLEXÕES EMPÍRICAS
Autor(es): SOUZA, EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE
Primeiro Orientador: Galvão, Lilian Kelly de Sousa
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado em formato de artigo teórico e teve como objetivo central discutir o desenvolvimento da empatia em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A teoria de Martin Hoffman foi o referencial principal utilizado para embasar o conceito da empatia. As características do TEA foram descritas de acordo com a literatura pertinente e com os critérios estabelecidos na CID-11 e no DSM-5. Os resultados da revisão na literatura realizada sobre a relação entre empatia e o TEA revelaram dados controversos: enquanto que alguns estudos mencionam que as pessoas no espectro do autismo não têm empatia; pesquisas mais recentes apontam evidências que há aspectos da empatia que podem estar intactos, como o componente afetivo, e outros podem estar comprometidos, como o componente cognitivo; também existem alguns trabalhos que sugerem que o indivíduo autista pode ter um excesso de sensibilidade empática. Com base nesses resultados, propõe-se a realização de novos estudos que aprofundem essas questões.
Abstract: --
Palavras-chave: Empatia
Empatia cognitiva
Empatia afetiva
Transtorno do Espectro Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22469
Data do documento: 14-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edizângela Cruz.pdf353,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons