Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22498
Tipo: Tese
Título: Farofa social: a organização social do complexo turístico em Barra Grande-PI à luz dos afetos da prática da gourmetização
Autor(es): Olivindo, Celina Maria de Souza
Primeiro Orientador: Bispo, Marcelo de Souza
Resumo: Para além das contradições e dicotomias presentes nas relações estabelecidas entre sociedade e organizações, este é um trabalho transversal do ponto de vista de resgatar e interpretar histórias, oportunizando ao leitor refletir sobre questões sociais, econômicas, ambientais e administrativas. Por meio da análise do fenômeno da gourmetização junto ao complexo turístico no litoral piauiense, objetivei analisar a organização social do complexo turístico de Barra Grande-PI. Para tanto, descrevi os agentes sociomateriais presentes na prática da gourmetização em Barra Grande-PI; explicitei a percepção dos agentes humanos sobre a prática da gourmetização em Barra Grande-PI e caracterizei a prática da gourmetização em Barra Grande-PI. Trata se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nas Teorias da Prática, que conduzi por meio da etnografia sensorial e da abordagem sociomaterial, com o apoio da estética organizacional. Verifiquei que a gourmetização se constitui em campo sob três vieses: (i) a transversalidade, que consiste em resgatar, preservar, valorizar as histórias que envolvem a prática; (ii) a interdisciplinaridade, denominada interprática, que constitui a ligação entre as práticas; (iii) o ciclo de vida da prática, que representa o tempo de existência das atividades em campo. Como resultados, observei que a prática gourmet em pauta é elemento promotor de inclusão e exclusão de elementos humanos e não humanos. Ela é um elemento organizativo, a julgar pela sua potência de afetar lugares, apresentando-se como um viés a ser utilizado na superação e/ou ressignificação de paradigmas e dicotomias. Concluí que a prática gourmet afeta a organização social local, uma vez que gera afetos (afecções) positivos e negativos, contribuindo para incluir e/ou excluir pessoas, objetos, culturas etc.
Abstract: In addition to the contradictions and dichotomies seen in the relations established between society and organizations, by recounting and interpreting stories, this study intended to provide the reader with an opportunity to reflect on social, economic, environmental, and administrative issues. By investigating the phenomenon of gourmetization, this work aimed to analyze the social organization of the tourist complex of Barra Grande, on the coast of Piauí state (Brazil). Thus, it was necessary to describe the socio-material aspects of the practice of gourmetization, the perception human agents have of this practice, and gourmetization itself in Barra Grande (PI). This is a qualitative research based on the Theories of Practice. It was carried out as a sensory ethnographic and socio-material study, being supported by organizational aesthetics. Gourmetization was found to stem from three perspectives: (i) transversality, which consists of recounting, preserving, and valuing the stories of the practice; (ii) interdisciplinarity, known as inter-practice, which constitutes the link between practices; and (iii) life cycle of the practice, which represents the time of existence of the activities. As a result, the practice can promote the inclusion and exclusion of human and non-human elements. It is an organizational component, due to its power to affect places, which may be used to overcome and/or give new meanings to paradigms and dichotomies. Therefore, it was concluded that gourmetization affects the local social organization, as it generates positive and negative affections, contributing to the inclusion and/or exclusion of people, objects, cultures, etc.
Palavras-chave: Estudos organizacionais
Prática gourmet
Estudos da prática
Sociomaterialidade
Turismo
Organizational studies
Gourmetization
Practice studies
Sociomateriality
Tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22498
Data do documento: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CelinaMariaDeSouzaOlivindo_Tese.pdf6,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons