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metadata.dc.type: TCC
Title: Internacionalização: uma análise comparativa entre as características das pesquisas nacionais e internacionais publicadas no período de 2002 a 2011
metadata.dc.creator: Lucena, Nadja Lívia Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: MACHADO, André Gustavo Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: GONÇALVES, Hélen Silva
metadata.dc.contributor.referee2: FURLANETTO, Egídio Luíz
metadata.dc.description.resumo: A competição leva as empresas a buscar meios que promovam sua sobrevivência no longo prazo. Internacionalizar-se, ou seja, ampliar seus negócios para outros países, é um deles. Concomitantemente, cresce o número de produções científicas a fim de investigar tal processo. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre as características das pesquisas publicadas sobre internacionalização, entre 2002 e 2011, em periódicos qualificados de Administração publicados no Brasil e no exterior. Para isto, foi realizada uma análise bibliográfica descritiva de caráter quantitativo, sob uma perspectiva bibliométrica, em três periódicos nacionais e três periódicos internacionais, selecionados nos maiores extratos da classificação Qualis/CAPES. Por meio de pesquisa descritiva, foram mapeadas e classificadas as principais características dos artigos em internacionalização, como: tipos de pesquisa, trabalhos mais influentes, teorias e títulos de periódicos. Como resultado, foi evidenciado que o tipo de pesquisa mais utilizado na produção dos artigos da amostra foi qualitativo, os trabalhos mais influentes foram os de Johanson, J. com co-autoria de Vahlne, J. E. e Wiedersheim-Paul, F., publicados nos anos de 1977 e 1975, respectivamente. A teoria mais citada pelos artigos analisados foi o modelo de Uppsala e o título de periódico mais influente foi o Journal of International Business Studies.
Abstract: Competition leads businesses to seek out ways to promote their long-term survival. Internationalizing, or expanding their businesses towards foreign countries is one of these ways. Concurrently, scientific research has increased in order to investigate this process. This research paper aims to make a comparative analysis between Internationalization research characteristics published from 2002 to 2011, in qualified Business periodicals published in Brazil and abroad. Therefore, a quantitative descriptive literature review was performed under a bibliometric perspective in three national periodicals and three international periodicals sorted from the highest Qualis/CAPES classifications. Throughout descriptive research, the main characteristics of the articles in Internationalization were mapped and classified, such as: research types, most influential works, theories and periodical titles. As a result, it was evidenced that the most commonly used research type was qualitative, the most influential works are the ones from Johanson J. with Vahlne J. E. and Wiedersheim-Paul F. as co-authors, published in the years 1977 and 1975, respectively. The most cited theory by the articles analyzed was the Uppsala model and the most influential periodical title was the Journal of International Business Studies.
Keywords: INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
COMÉRCIO EXTERIOR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2254
Issue Date: 24-Oct-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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