Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Isa Maria-
dc.creatorSilva, Alba Ligia de Almeida-
dc.creatorNascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima-
dc.date.accessioned2022-03-24T21:29:50Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-03-24T21:29:50Z-
dc.date.issued2014-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22554-
dc.description.abstractDescribes an experience of action research developed with the participation of students from three classes of the discipline of Information Ethics in course of Bachelor of Library Science from the Federal University of Paraíba, in the period from March 2011 to September 2012. Discusses the virtues from the perspective of Comte-Sponville (1999), highlighting his definition of virtue as "force that acts" as well as the procedures adopted in the research. Describes the framework of virtues proposed by the author, highlighting ten virtues chosen by the participating students as those most representative of library practice and, by extension, the area of Librarianship. Displays the Mandala Virtue of librarianship, drawn from the results indicated by the research and experience of participants as relevant to professional practice librarian, namely: Courage, Tolerance, Humility, Justice, Humor and Love.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karina Holmes (karina.ceci@academico.ufpb.br) on 2022-03-24T21:29:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) A mandala das virtudes dos profissionais bibliotecários.pdf: 476478 bytes, checksum: b37c0db135cfbd637a84d207a3cc01a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T21:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) A mandala das virtudes dos profissionais bibliotecários.pdf: 476478 bytes, checksum: b37c0db135cfbd637a84d207a3cc01a4 (MD5) Previous issue date: 2014-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRBBD - Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteconomia – formação profissionalpt_BR
dc.subjectVirtudes – bibliotecáriospt_BR
dc.subjectVirtudes – mandalapt_BR
dc.titleA mandala das virtudes dos profissionais bibliotecáriospt_BR
dc.title.alternativeThe mandala of the virtues of librarianspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volumev. 11pt_BR
dc.citation.issuen. 1pt_BR
dc.citation.spage78pt_BR
dc.citation.epage93pt_BR
dc.description.resumoRelata uma experiência de pesquisa-ação desenvolvida com a participação de alunos de três turmas da disciplina Ética da Informação no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período de março de 2011 a setembro de 2012. Aborda as virtudes na perspectiva de Comte-Sponville (1999), destacando sua definição de virtude como “força que age”, bem como os procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa. Descreve o quadro das virtudes proposto pelo autor, destacando dez virtudes escolhidas pelos alunos participantes como aquelas mais representativas da práxis bibliotecária e, por extensão, da área da Biblioteconomia. Apresenta a Mandala das Virtudes da Biblioteconomia, elaborada a partir dos resultados da pesquisa e indicada pelos participantes da experiência como pertinente à prática profissional bibliotecária, a saber: Coragem, Tolerância, Humildade, Justiça, Humor e Amor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A mandala das virtudes dos profissionais bibliotecários.pdf465,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons