Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Anne Karolline de Souza-
dc.date.accessioned2017-09-20T12:22:45Z-
dc.date.available2016-06-15-
dc.date.available2017-09-20T12:22:45Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2255-
dc.description.abstractThis work was developed from a survey in a public school in the city of João Pessoa, Paraíba, during the months from October to December 2014. In order to analyze the main features that accompany a good professional in education, especially in Rural Education. For this, we have adopted as a theoretical basis some scholars, such as Freire (1997); Gadotti (2003); Ahmed (2000); Arroyo (2007); Chalita (2004) and official documents: PCN (BRAZIL, 1997). As the methodological procedures, this work is characterized by being an exploratory study on the objectives and the type case study, as the data acquisition and analysis. To collect data we use as research tools: A semistructured interview and a field diary. The survey had a single subject - a teacher - who works at the participating institution, with a group of 1st year of elementary school. Elected some categories of analysis that we believe are essential and relevant to exercise the teaching profession: content domain, responsibility, diligence, commitment and self-assessment. At the end of the study we found that the investigated teacher has all the essences and relevant for exercising the teaching profession, showing always open to new, struggling with gang control, and respects the principle of equity. We conclude that to become teachers with good teaching performance, we need to have the interest to invest in our professional career, respecting our student acting ethically, taking seriously the commitment that the pedagogical practice needs, so, just so, we become good professionals in Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-20T12:22:45Z No. of bitstreams: 1 AKSB15062016: 1373083 bytes, checksum: e2f139fbfae446c1e21536a7964cd678 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-20T12:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AKSB15062016: 1373083 bytes, checksum: e2f139fbfae446c1e21536a7964cd678 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleFormação docente: uma discussão sobre a prática pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415151252488130pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa feita em uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba, durante os meses de outubro a dezembro de 2014. Com o objetivo de analisar as principais características que acompanham um bom profissional em Educação, em especial, em Educação do Campo. Para isso, adotamos como base teórica alguns estudiosos, como: Freire (1997); Gadotti (2003); Alves (2000); Arroyo (2007); Chalita (2004) e documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1997). Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo exploratório, quanto aos objetivos e do tipo estudo de caso, quanto à aquisição e análise de dados. Para a coleta de dados utilizamos como instrumentos de pesquisa: uma entrevista semiestruturada e um diário de campo. A pesquisa teve um único sujeito – uma professora – que trabalha na instituição participante, com uma turma de 1o ano do Ensino Fundamental. Elegemos algumas categorias de análise que acreditamos serem essenciais e relevantes para se exercer a profissão de professor: domínio de conteúdo, responsabilidade, assiduidade, compromisso e autoavaliação. Ao fim do estudo constatamos que a professora investigada possui todos os elementos essências e relevantes para exercer a profissão de professor, se mostrando sempre aberta ao novo, esforçada, com controle de turma, e respeita o princípio de equidade. Concluímos que para nos tornamos professores, com um bom desempenho pedagógico, é preciso termos o interesse de investirmos em nossa carreira profissional, respeitando o nosso aluno, agindo com ética, levando a sério o compromisso que a prática pedagógica necessita, assim, só assim, nos tornamos bons profissionais em Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKSB150620161,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.