Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuna, Edno Paulino de-
dc.date.accessioned2022-03-25T18:21:32Z-
dc.date.available2021-10-11-
dc.date.available2022-03-25T18:21:32Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22564-
dc.description.abstractThis study is focused on the dialogue on the process of youthization of Youth and Adult Education (EJA) in the early decades of the millennium (2000 to 2019), with the public school system of the municipality of Sobrado, in the Zona da Mata paraibana and the respective students of elementary school II of the EJA modality as subjects of the research. To this end, we set the following objectives: to outline a critical analysis of the history of the EJA in the Brazilian context; to list the data collected in the minutes of the Joaquim Braz Pereira School (EJBP), Elementary School II in the last 20 years (2000-2019) and, finally, to make considerations about the actions of the municipal management of the EJA. Taking as a reference to perform and analyze this study the theoretical- and comprehensive contributions of popular education in Brazil In this direction, we present a case study inserted in the frame of reference of Marxian critical theory, with documentary approach from the reading of the minutes of the school referenced as an essential sample of a context, also directed by the objectives. Even facing the difficulties caused by the COVID-19 pandemic, this research demonstrated that the whole process of juvenilization that occurred in the EJA comprises a phenomenon that permeates historical moments, conjunctures, with strong influences of what we can call local social conditions that we can highlight: demand, housing, income and work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-24T17:41:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdnoPaulinoDeLuna_Dissert.pdf: 1482905 bytes, checksum: 4f0c0059b2eb296dd0aa4626ca2e8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T18:21:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdnoPaulinoDeLuna_Dissert.pdf: 1482905 bytes, checksum: 4f0c0059b2eb296dd0aa4626ca2e8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T18:21:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdnoPaulinoDeLuna_Dissert.pdf: 1482905 bytes, checksum: 4f0c0059b2eb296dd0aa4626ca2e8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-08-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuvenilizaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectSobrado/PBpt_BR
dc.subjectJuvenilizationpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.titleProcesso de juvenilização da educação de jovens e adultos entre os anos de 2000 e 2019: um estudo na Escola Joaquim Braz Pereira - município de Sobrado/PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286905684399911pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235504273570092pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está voltado para o diálogo sobre o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas décadas iniciais do milênio (2000 a 2019), tendo como panorama o sistema escolar público do município de Sobrado, na Zona da Mata paraibana e os respectivos alunos do Ensino Fundamental II da modalidade EJA como sujeitos da pesquisa. Para tal, traçamos como objetivos: delinear uma análise crítica da história da EJA no contexto brasileiro; elencar os dados colhidos nas atas da Escola Joaquim Braz Pereira (EJBP), Ensino Fundamental II nos últimos 20 anos (2000-2019) e, por fim, tecer considerações acerca das ações da gestão municipal da EJA. Tomando como referencial para realizar e analisar este estudo as contribuições teórico-metodológicas da educação popular no Brasil Nesse rumo, apresentamos um estudo de caso inserido no marco referencial da teoria crítica marxiana, com abordagem documental a partir da leitura das atas da escola referenciada como amostra essencial de um contexto, também direcionada pelos objetivos. Mesmo enfrentando as dificuldades ocasionadas pela pandemia do COVID 19, esta pesquisa veio demonstrar que todo o processo de juvenilização ocorrido na EJA compreende um fenômeno que perpassa momentos históricos, conjunturais, com fortes influências do que podemos chamar de condições sociais locais das quais podemos salientar: demanda, moradia, renda e trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdnoPaulinoDeLuna_Dissert.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons