Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22565Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freire, Elias das Neves | - |
| dc.date.accessioned | 2022-03-25T18:24:03Z | - |
| dc.date.available | 2021-11-22 | - |
| dc.date.available | 2022-03-25T18:24:03Z | - |
| dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22565 | - |
| dc.description.abstract | This thesis is composed of two independent essays related to the economics of education. The first essay objective to measure the effect of enjoying studying mathematics on performance in mathematics. For this purpose, microdata from Prova Brasil of 2017. was used for a sample of students from the 9 o. year of public elementary school. The empirical strategy used was propensity score matching (propensity score matching) and the Lewbel method (2012). The results showed a positive effect on proficiency in Mathematics, confirming the hypothesis that enjoying studying Mathematics has if a positive effect on performance. The second essay sought to evaluate the effect of computers with internet in schools on the performance in Mathematics of students in the 9 o. year of public schools in Brazilian schools. Using the microdata from the Prova Brasil (2019) and from the Census (2019) and an empirical strategy based on linear multilevel models, evidence of positive effects on performance in Mathematics was found, even after controlling for characteristics of the student, of the class and school. It is therefore concluded that more attention should be given to this issue, which requires effective public policies to promote an environment more conducive to learning and the accumulation of human capital. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-24T17:50:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EliasDasNevesFreire_Tese.pdf: 1053706 bytes, checksum: ab8614c50ee2e44444c02bcc33a027cc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T18:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EliasDasNevesFreire_Tese.pdf: 1053706 bytes, checksum: ab8614c50ee2e44444c02bcc33a027cc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-25T18:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EliasDasNevesFreire_Tese.pdf: 1053706 bytes, checksum: ab8614c50ee2e44444c02bcc33a027cc (MD5) Previous issue date: 2021-09-28 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Proficiência | pt_BR |
| dc.subject | Gosta de estudar | pt_BR |
| dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Computador | pt_BR |
| dc.subject | Internet | pt_BR |
| dc.subject | Economia da educação | pt_BR |
| dc.subject | Proficiency | pt_BR |
| dc.subject | Like study | pt_BR |
| dc.subject | Brazil exam | pt_BR |
| dc.subject | Computer | pt_BR |
| dc.subject | Education economics | pt_BR |
| dc.title | Economia da educação: os efeitos do gosto e da internet como insumos para proficiência | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cruz, Mércia Santos da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5365243650157048 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9868534447791515 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese é composta por dois ensaios independentes relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio tem como objetivo mensurar o efeito de gostar de estudar matemática sobre o desempenho em matemática. Para tanto, foi usado os microdados da Prova Brasil de 2017, para uma amostra de alunos do 9 o. ano do ensino fundamental das escolas públicas. Como estratégia empírica utilizou-se o propensity score matching (pareamento pelo escore de propensão) e o método de Lewbel (2012). Os resultados mostraram um efeito positivo na proficiência em Matemática, confirmando a hipótese de que gostar de estudar Matemática tem-se um efeito positivo no desempenho. O segundo ensaio buscou avaliar o efeito do computador com internet nas escolas sobre o desempenho em Matemática dos alunos do 9 o. ano da rede pública das escolas brasileiras. Utilizando os microdados da Prova Brasil (2019) e do Censo (2019) e uma estratégia empírica baseada nos modelos multiníveis lineares, encontrou-se evidências de efeitos positivos no desempenho em Matemática, mesmo após o controle por características do aluno, da turma e da escola. Conclui-se, dessa forma, que mais atenção deve ser dada a essa questão, que demanda políticas públicas eficazes para a promoção de um ambiente mais propício ao aprendizado e ao acúmulo de capital humano. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Economia | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EliasDasNevesFreire_Tese.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
