Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Elias das Neves-
dc.date.accessioned2022-03-25T18:24:03Z-
dc.date.available2021-11-22-
dc.date.available2022-03-25T18:24:03Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22565-
dc.description.abstractThis thesis is composed of two independent essays related to the economics of education. The first essay objective to measure the effect of enjoying studying mathematics on performance in mathematics. For this purpose, microdata from Prova Brasil of 2017. was used for a sample of students from the 9 o. year of public elementary school. The empirical strategy used was propensity score matching (propensity score matching) and the Lewbel method (2012). The results showed a positive effect on proficiency in Mathematics, confirming the hypothesis that enjoying studying Mathematics has if a positive effect on performance. The second essay sought to evaluate the effect of computers with internet in schools on the performance in Mathematics of students in the 9 o. year of public schools in Brazilian schools. Using the microdata from the Prova Brasil (2019) and from the Census (2019) and an empirical strategy based on linear multilevel models, evidence of positive effects on performance in Mathematics was found, even after controlling for characteristics of the student, of the class and school. It is therefore concluded that more attention should be given to this issue, which requires effective public policies to promote an environment more conducive to learning and the accumulation of human capital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-24T17:50:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EliasDasNevesFreire_Tese.pdf: 1053706 bytes, checksum: ab8614c50ee2e44444c02bcc33a027cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T18:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EliasDasNevesFreire_Tese.pdf: 1053706 bytes, checksum: ab8614c50ee2e44444c02bcc33a027cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T18:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EliasDasNevesFreire_Tese.pdf: 1053706 bytes, checksum: ab8614c50ee2e44444c02bcc33a027cc (MD5) Previous issue date: 2021-09-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectGosta de estudarpt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectProficiencypt_BR
dc.subjectLike studypt_BR
dc.subjectBrazil exampt_BR
dc.subjectComputerpt_BR
dc.subjectEducation economicspt_BR
dc.titleEconomia da educação: os efeitos do gosto e da internet como insumos para proficiênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Mércia Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365243650157048pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868534447791515pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é composta por dois ensaios independentes relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio tem como objetivo mensurar o efeito de gostar de estudar matemática sobre o desempenho em matemática. Para tanto, foi usado os microdados da Prova Brasil de 2017, para uma amostra de alunos do 9 o. ano do ensino fundamental das escolas públicas. Como estratégia empírica utilizou-se o propensity score matching (pareamento pelo escore de propensão) e o método de Lewbel (2012). Os resultados mostraram um efeito positivo na proficiência em Matemática, confirmando a hipótese de que gostar de estudar Matemática tem-se um efeito positivo no desempenho. O segundo ensaio buscou avaliar o efeito do computador com internet nas escolas sobre o desempenho em Matemática dos alunos do 9 o. ano da rede pública das escolas brasileiras. Utilizando os microdados da Prova Brasil (2019) e do Censo (2019) e uma estratégia empírica baseada nos modelos multiníveis lineares, encontrou-se evidências de efeitos positivos no desempenho em Matemática, mesmo após o controle por características do aluno, da turma e da escola. Conclui-se, dessa forma, que mais atenção deve ser dada a essa questão, que demanda políticas públicas eficazes para a promoção de um ambiente mais propício ao aprendizado e ao acúmulo de capital humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EliasDasNevesFreire_Tese.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons