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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22565| Tipo: | Tese |
| Título: | Economia da educação: os efeitos do gosto e da internet como insumos para proficiência |
| Autor(es): | Freire, Elias das Neves |
| Primeiro Orientador: | Cruz, Mércia Santos da |
| Resumo: | Esta tese é composta por dois ensaios independentes relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio tem como objetivo mensurar o efeito de gostar de estudar matemática sobre o desempenho em matemática. Para tanto, foi usado os microdados da Prova Brasil de 2017, para uma amostra de alunos do 9 o. ano do ensino fundamental das escolas públicas. Como estratégia empírica utilizou-se o propensity score matching (pareamento pelo escore de propensão) e o método de Lewbel (2012). Os resultados mostraram um efeito positivo na proficiência em Matemática, confirmando a hipótese de que gostar de estudar Matemática tem-se um efeito positivo no desempenho. O segundo ensaio buscou avaliar o efeito do computador com internet nas escolas sobre o desempenho em Matemática dos alunos do 9 o. ano da rede pública das escolas brasileiras. Utilizando os microdados da Prova Brasil (2019) e do Censo (2019) e uma estratégia empírica baseada nos modelos multiníveis lineares, encontrou-se evidências de efeitos positivos no desempenho em Matemática, mesmo após o controle por características do aluno, da turma e da escola. Conclui-se, dessa forma, que mais atenção deve ser dada a essa questão, que demanda políticas públicas eficazes para a promoção de um ambiente mais propício ao aprendizado e ao acúmulo de capital humano. |
| Abstract: | This thesis is composed of two independent essays related to the economics of education. The first essay objective to measure the effect of enjoying studying mathematics on performance in mathematics. For this purpose, microdata from Prova Brasil of 2017. was used for a sample of students from the 9 o. year of public elementary school. The empirical strategy used was propensity score matching (propensity score matching) and the Lewbel method (2012). The results showed a positive effect on proficiency in Mathematics, confirming the hypothesis that enjoying studying Mathematics has if a positive effect on performance. The second essay sought to evaluate the effect of computers with internet in schools on the performance in Mathematics of students in the 9 o. year of public schools in Brazilian schools. Using the microdata from the Prova Brasil (2019) and from the Census (2019) and an empirical strategy based on linear multilevel models, evidence of positive effects on performance in Mathematics was found, even after controlling for characteristics of the student, of the class and school. It is therefore concluded that more attention should be given to this issue, which requires effective public policies to promote an environment more conducive to learning and the accumulation of human capital. |
| Palavras-chave: | Proficiência Gosta de estudar Prova Brasil Computador Internet Economia da educação Proficiency Like study Brazil exam Computer Education economics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Economia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22565 |
| Data do documento: | 28-Set-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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