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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22569
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação de política de cotas no ensino superior sobre o desempenho acadêmico e o mercado de trabalho |
Autor(es): | Ferreira, Francisco Danilo da Silva |
Primeiro Orientador: | Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti |
Resumo: | Esta tese é composta por três ensaios que avaliam a política afirmativa no ensino superior brasileiro. O primeiro ensaio examina o peer effects sobre o desempenho dos estudantes cotistas e não cotistas, usando dados da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A realização desta investigação utilizou o modelo de mínimos quadrados em dois estágios com erros-padrão robusto em cluster. Para tanto, recorreu-se aos registros administrativos e acadêmicos da UFPB para os anos de 2010 e 2011. Os resultados evidenciam uma redução de 0,14 pontos do peer effect no resultado acadêmico final dos discentes, como também uma segregação do peer effect, isto é, os estudantes são beneficiados, academicamente apenas pelos colegas que apresentam a mesma modalidade de ingresso, ressaltando que os estudantes não cotistas exercem efeitos negativos sobre o desempenho dos cotistas. O segundo ensaio tem o objetivo de estimar o impacto da política de cotas sobre o retorno salarial no início de carreira dos egressos cotistas da UFPB. O alcance do objetivo se deu pela associação do balanceamento por entropia com o Propensity Score Matching (PSM), bem como calculou o efeito do tratamento nos quantis 0.25, 0.50 e 0.75 da distribuição de salários. Dessa forma, consideram-se os dados dos alunos egressos de cursos da graduação da UFPB, cuja entrada no curso ocorreu no período de 2010 e 2011 e a conclusão até 2017, conjuntamente com informações do mercado formal de trabalho para o ano de 2018. A princípio, os resultados alcançados sugerem que os ex-alunos cotistas obtêm, em média, um salário hora em torno de 0,10 unidades monetárias inferiores no início de carreira, comparativamente aos egressos não beneficiários da política. Ainda se observou que os efeitos são maiores na mediana e no quantil mais elevado (0.75) da distribuição de salários hora, e que não houve indícios estatísticos de impactos entre os retornos salariais mais baixos. Finalmente, o terceiro ensaio examinou a probabilidade que egressos cotas da educação superior possam estar em situação de overeducation, isto é, trabalhando em ocupações que exigem menor grau de escolaridade. Igualmente ao segundo ensaio, foi empregado o mesmo conjunto de dados e o método de balanceamento por entropia com o PSM. Os resultados indicam para o conjunto de cursos da UFPB que a reserva de vagas não apresenta efeitos sobre a probabilidade dos egressos cotistas possam ser overeducation. Por outro lado, os ex-alunos cotistas, que se encontram no topo da distribuição de salários, bem como aqueles egressos cotistas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas apresentam maior probabilidade de ocupar postos de trabalho que não necessitam de nível superior, isto é, são potencialmente subutilizados no mercado de trabalho. |
Abstract: | This thesis is composed for three studies that they evaluate the affirmative policy in the Brazilian higher education. The first study analyzes the peer effects on the quota students and non-quota students performance, using Universidade Federal da Paraíba (UFPB) data. The realization this investigation used the two-stage least squares with robust standard errors in cluster model. Therefore, it appealed to the administrative and academic records of the UFPB to the years 2010 and 2011. The results allow to evidence the reduction of 0,14 points of the peer effect between 2010 and 2011, as also a segregation of the peer effect, that is, the students are beneficiaries, academically only for the colleagues that present ticket mode same, standing out that the non-quota students exercise negative effects on the quota. The second study has the objective to estimate the the quota policy on the salary return in the UFPB former students career start impact. The reach of the objective gave up for the entropy balancing wiht Propensity Score Matching(PSM) association, as well as caululated it the quantile treatment effect 0.25, 0.50 and 0.75 of the hour wages distribution. Therefore, it considered the UFPB graduates courses former students data, whose entrance in the curso occurred in the period 2010 and 2011 and the completion until 2017, jointly with formal labor market data to the year 2018. At first, the achieved results suggest that the quota former students get, average, a hour wage around 0,10 currency units bottom in the career start comparatively to the politics non-beneficiaries former students. Still observed that the effectsare bigger in the median and in the highest quantile (0.75) of the hour wages distribution, and that there was not statisticians clues of impacts between the lower salary returns. Finally, the third study analyzed the probability that higher education quota former students cam be in overeducation situation, that is, working in occupations that require lower level of education. similarly to the econd study, was employed the data set same and entropy balancing method with PSM. The results indicate to the UFPB courses set that the vacancies reservation does not present effects on the probability of the quota former students cam be overeducation. On the other hand, the quota former students, that which meet in the top in the wage distribution, as well as those ones quota former students of the humanities sciences and applied social sciences present most probability to occupy labor post that are not need higher education, that is, the are potentially underused in the labor market. |
Palavras-chave: | Política afirmativa Educação superior Peer effects Retorno salarial Overeducation Affirmative policy Higher education Wage return |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Economia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22569 |
Data do documento: | 22-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia |
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