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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Gabriela Tóffoli de-
dc.date.accessioned2022-03-25T21:58:58Z-
dc.date.available2021-12-15-
dc.date.available2022-03-25T21:58:58Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22578-
dc.description.abstractThe ideas of Positivist School were received in Brazil by the intellectual elite. The Classical School had a lot of influence on national political and penal thought, impacting the transaction from the political organization to the Republic, the abolition of slavery and the Penal Code. However, the positivist current emerged in the late nineteenth and early twentieth century, bringing new criminal ideas, anthropology, sociology and studying no longer crime, as the Classical School did, but the criminal, being considered atavistic and biologically determined to commit crimes. In this sense, the general objective of the work is to understand the Brazilian intellectuals who welcomed this new science and how they translated them into the Brazilian criminological reality. Seeking the construction of national identity and the solution to criminality, based on the new current, they found scientific foundations, listing mainly racial questions, understanding blacks as degenerate, primitive and bringing to light the discussion of how to apply eugenics, in which the crossing race for some intellectuals was an alternative to a possible solution and for others a source of further degeneration. The reflections of the reception of the Positive School theories are still present today. The research is carried out through bibliography, which are books as primary sources, articles, magazines, periodicals of the time and the use of their results is to increase knowledge about the topic, in addition to having a qualitative and exploratory approach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Lacerda (gabi.limeira1@gmail.com) on 2022-03-25T21:58:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTA15122021.pdf: 616987 bytes, checksum: 37f7a2454a849f198beb1bddfd713803 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola positivapt_BR
dc.subjectAntropologia criminalpt_BR
dc.subjectPrimeira repúblicapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectPositivist schoolpt_BR
dc.subjectCriminal anthropologypt_BR
dc.subjectFirst republicpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.titleEntre a tradição clássica e o cientificismo positivista: o século XIX e a construção do pensamento criminológico brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Agra, Giscard Farias-
dc.description.resumoAs ideias da Escola Positiva foram recepcionadas no Brasil pela elite intelectual. A Escola Clássica possuía muita influência no pensamento político e penal nacional, impactando a transação da organização política para República, a abolição da escravidão e no Código Penal. No entanto, surge no final do século XIX e início do século XX a corrente positivista, trazendo novas ideias criminais, antropologia, sociologia e estudando não mais o crime, como fazia a Escola Clássica, mas sim o criminoso, sendo considerados atávicos e determinados biologicamente a cometer delitos. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é compreender os intelectuais brasileiros que recepcionaram essa nova ciência e como as traduziram para a realidade criminológica brasileira. Buscando a construção da identidade nacional e a solução para a criminalidade, com base na nova corrente encontraram fundamentos científicos, elencando pautas principalmente raciais, entendendo os negros como degenerados, primitivos e trazendo à luz a discussão de como aplicar a eugenia, em que o cruzamento das raças para alguns intelectuais era alternativa para uma possível solução e para outros uma fonte de maior degeneração. Os reflexo da recepção das teorias da Escola Positiva ainda são presentes atualmente. A pesquisa é realizada através de bibliografia, sendo elas livros como fontes primárias, artigos, revistas, periódicos de época e como utilização de seus resultados consiste em aumentar o conhecimento acerca do tema, além de ter uma abordagem qualitativa e exploratória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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