Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2259
metadata.dc.type: TCC
Title: A UTILIZAÇAO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO NA EJA
metadata.dc.creator: Batista, Silvana Maria Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Wilson José Félix
metadata.dc.contributor.referee1: Albino, Ângela Cristina Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Daxenberger, Ana Cristina Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho compreendeu como os(as) professores(as) de Biologia utilizam o livro didático (LD) no processo de ensino-aprendizagem de Biologia em turmas do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) bem como, identificar os livros/materiais didáticos utilizados pelos docentes; abordar a forma utilizada pelos mesmos para ministrar as aulas, e identificar/analisar a percepção dos professores(as) acerca da utilização do livro didático. A pesquisa está teoricamente fundamentada nos seguintes autores(as): Oliveira (2013), Brasil (2014), Freire (2011, 2014). Os instrumentos de coleta dados utilizadas foram a observação não participante realizada em uma das turmas, e uma entrevista semiestruturada com os(as) docentes. Com base nos dados obtidos, constatou-se queos(as) professores de Biologia da modalidade de ensino EJA, utilizam os livros didáticos específicos para a modalidade, sendo eles os livros da coleção “Viver e Aprender” e “Educaçao e Diversidade”. Um outro recurso mencionados pelos(as) professores(as) foram os livros didáticos do ensino regular, sendo os mesmos utilizados para planejamento de aulas e confecção de materiais alternativos, pois relatam que os livros específicos para a modalidade de ensino possui insuficiencia/limitaçoes de conteúdos para o ensino de Biologia. Sendo assim, evidenciamos que para suprir as carências do LD da EJA, os(as) professores(as) elaboram novos materiais didáticos para ministrar suas aulas, sendo estes materiais considerados pelos(as) docentes melhores laborados em termos de conteúdo. Os materiais produzidos pelos(as) professores são apostilas e resumos com conteúdos selecionados, que visam suprir as reais necessidades educacionais dos(as) alunos(as). Esta ação do(a) professor(a) configure-se uma transposição do conheciemto paraos(as) educandos(as) de forma mais planejada e simplificada, diferentimente de como esta nos livros didáticos.
Abstract: This study comprised how Biology teachers use textbooks (LD) in the teaching-learning process of Biology in high school classes in Youth and Adult Education (EJA) as well as it identified the textbooks/materials that are used by the teachers; also, it approached which methods they use to teach classes, and it identified/analyzed the teachers' perception about the use of the textbook. This research is theoretically based on the following authors: Oliveira (2013), Brazil (2014), Freire (2011, 2014). The data collection instruments used were non-participant observation in one of the classes, and a semi-structured interview with the teachers. Based on the data obtained, it was found that the Biology teachers of the EJA use specific textbooks for this modality, being the textbooks from the collection "Living and Learning" and "Education and Diversity". Another resource mentioned by the teachers was the regular teaching textbooks, which are used to plan classes and to produce alternative materials, as they report that the specific textbooks for the EJA teaching modality have insufficiency/limitations of contents regarding to Biology. Therefore, we evidenced that in order to cover the needs of the EJA textbooks, the teachers develop new teaching materials to their classes, and the teachers consider these materials better elaborated in terms of content. The materials produced by the teachers are text summaries, handouts or workbooks with selected contents, which aim to meet the students' real educational needs. This teacher action is a transposition of the knowledge for the learners, that is organized in a more planned and simplified way, differently from how it is in the textbooks.
Keywords: Ensino de Biologia
Transposição didática
Processo Ensino - Aprendizagem
Educação de Jovens e Adutos - Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2259
Issue Date: 8-Feb-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMSB22022017.pdf821,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.