Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Laís de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-28T03:16:08Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2022-03-28T03:16:08Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22598-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Lacerda (gabi.limeira1@gmail.com) on 2022-03-28T03:16:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LON13122021.pdf: 509482 bytes, checksum: 3b7eaf576199ac338086eef5c226ac0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-28T03:16:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LON13122021.pdf: 509482 bytes, checksum: 3b7eaf576199ac338086eef5c226ac0a (MD5) Previous issue date: 2021-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContact centerpt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectDireitos trabalhistaspt_BR
dc.titleContact center e assédio moralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Paulo Vieira de-
dc.description.resumoAs relações de trabalho são um ponto importante na vida e na rotina dos empregados e empregadores. Por isso, quando a construção desse laço é realizada embasada em situações degradantes e/ou humilhantes pode afetar a vítima tanto psicologicamente quanto fisicamente. O presente trabalho busca analisar como o assédio moral é encontrado nas empresas de contact center, verificar brevemente sobre a história das empresas de call center e seu surgimento no mercado, com olhar voltado também para a realidade do cenário paraibano. A análise foi realizada a partir de conceitos jurídicos entre os quais o de assédio moral constantes na doutrina jurídica brasileira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em autores do Direito do Trabalho, em particular em trabalhos científicos, bem como, de uma pesquisa documental que recorreu ao ordenamento jurídico nacional e decisões judiciais. A pesquisa jurisprudencial apresentada utiliza recorte institucional e, portanto, o foco é o Tribunal regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13). Para o recorte processual, todas as análises desta pesquisa são desenvolvidas com base em decisões vinculadas a Recursos Ordinários, interpostos no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, cujas decisões foram proferidas no ano de 2021, habilitando este ano como recorte temporal. Como resultado destas observações foi verificado que o assédio moral é um elemento complexo e enraizado na cultura organizacional das empresas de contact center e que por vezes, traz ao trabalhador adoecimento não só mental, mas, também físico, que se estende aos demais âmbitos da vida deste. Essas práticas, conforme demonstra o material analisado, encontram assento em decisões judiciais que validam os comportamentos assediadores, como uma maneira de gerir as operações, e por consequência, abrindo espaço para que mais violações sejam infligidas aos trabalhadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LON13122021.pdf497,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons