Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22633
Tipo: TCC
Título: Literatura infantil: mais do que era uma vez, um aprendizado feliz para sempre.
Autor(es): Silva, Géssica Maria de Souza
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: O presente trabalho intitulado como “Literatura Infantil: mais do que era uma vez, um aprendizado feliz para sempre” propõe-se a apresentar um possível sentido da literatura infantil na vida das crianças, partindo do pressuposto de que a Literatura Infantil auxilia as crianças a entenderem o mundo por meio das histórias que, por sua natureza literária, tem o poder de tocar, emocionar e, principalmente conduzir o leitor à reflexão e aproximá-lo da fantasia. Este trabalho destaca o papel imprescindível da literatura infantil nos anos iniciais e como a literatura infantil encanta o espírito infantil que habita nos adultos, justamente por ter influência direta na formação de atitudes e valores. A realização deste trabalho foi conferida a partir do objetivo geral: Apresentar as contribuições que a literatura infantil oferece aos seus leitores mirins, bem como os adultos, demonstrando principalmente a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico e reflexivo. A fundamentação teórica deteve-se nos postulados dos seguintes teóricos: AGUIAR (2001), COELHO (2000), ABRAMOVICH (2001), entre outros. Para atender o objetivo, optou-se pela pesquisa bibliográfica aliada a pesquisa de campo que, apresenta dados teóricos, mas também práticos. No tocante aos resultados, a partir da pesquisa de campo, constatou que a literatura infantil não é alo desnecessário para a formação leitora das crianças, porém, precisa ser incentivada pelas escolas no intuito de obras não serem apenas palavras, entretanto, um mundo de infinitas possibilidades. Os dados positivos mostraram que a literatura infantil promove essa formação tanto no campo educacional quanto na área social, cultural e emocional através das atividades de leitura e reflexão que o espaço escola disponibiliza. Conclui-se que, o ensino de literatura infantil nas séries iniciais contribui para a formação da criança proporcionando o seu desenvolvimento em potencial no sentido crítico, no qual faz a criança pensar, refletir, questionar, duvidar e perguntar. Esses fatores ajudam os leitores mirins a saberem mais, terem opiniões próprias e, modificá-las, se necessário.
Abstract: No Abstract.
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura
Formação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22633
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMSS09122021.pdf802,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons