Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22633
Tipo: | TCC |
Título: | Literatura infantil: mais do que era uma vez, um aprendizado feliz para sempre. |
Autor(es): | Silva, Géssica Maria de Souza |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França |
Resumo: | O presente trabalho intitulado como “Literatura Infantil: mais do que era uma vez, um aprendizado feliz para sempre” propõe-se a apresentar um possível sentido da literatura infantil na vida das crianças, partindo do pressuposto de que a Literatura Infantil auxilia as crianças a entenderem o mundo por meio das histórias que, por sua natureza literária, tem o poder de tocar, emocionar e, principalmente conduzir o leitor à reflexão e aproximá-lo da fantasia. Este trabalho destaca o papel imprescindível da literatura infantil nos anos iniciais e como a literatura infantil encanta o espírito infantil que habita nos adultos, justamente por ter influência direta na formação de atitudes e valores. A realização deste trabalho foi conferida a partir do objetivo geral: Apresentar as contribuições que a literatura infantil oferece aos seus leitores mirins, bem como os adultos, demonstrando principalmente a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico e reflexivo. A fundamentação teórica deteve-se nos postulados dos seguintes teóricos: AGUIAR (2001), COELHO (2000), ABRAMOVICH (2001), entre outros. Para atender o objetivo, optou-se pela pesquisa bibliográfica aliada a pesquisa de campo que, apresenta dados teóricos, mas também práticos. No tocante aos resultados, a partir da pesquisa de campo, constatou que a literatura infantil não é alo desnecessário para a formação leitora das crianças, porém, precisa ser incentivada pelas escolas no intuito de obras não serem apenas palavras, entretanto, um mundo de infinitas possibilidades. Os dados positivos mostraram que a literatura infantil promove essa formação tanto no campo educacional quanto na área social, cultural e emocional através das atividades de leitura e reflexão que o espaço escola disponibiliza. Conclui-se que, o ensino de literatura infantil nas séries iniciais contribui para a formação da criança proporcionando o seu desenvolvimento em potencial no sentido crítico, no qual faz a criança pensar, refletir, questionar, duvidar e perguntar. Esses fatores ajudam os leitores mirins a saberem mais, terem opiniões próprias e, modificá-las, se necessário. |
Abstract: | No Abstract. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Leitura Formação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22633 |
Data do documento: | 29-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GMSS09122021.pdf | 802,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons