Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22634
Tipo: TCC
Título: Variação linguística e sua aplicação em livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): Morais, Isabelle Mendes Leite
Primeiro Orientador: Stein, Cirineu Cecote
Resumo: O presente trabalho pretendeu apresentar como a temática variação linguística é abordada nos livros didáticos de Língua Portuguesa, em especial nas obras “Português Linguagens”, de Cereja e Magalhães (2012) e “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, de Ormundo e Siniscalchi (2018), ambas utilizadas no 6º Ano do Ensino Fundamental II. Em linhas gerais, o problema apresentado por esta pesquisa reside na demarcação do ensino de Língua Portuguesa de acordo com aulas da gramática normativa, baseado na dicotomia entre o "certo" e o "errado". Nesse sentido, este estudo nasceu com o objetivo de explicar a importância do tema variação linguística no âmbito dos livros didáticos. Deste modo, conforme definem Marconi e Lakatos (2003), utilizamos a técnica de abordagem da pesquisa quantitativa na revisão bibliográfica, bem como empregamos a abordagem qualitativa, considerando que foi realizada uma interpretação a partir dos exercícios e imagens selecionados dos livros didáticos escolhidos. Neste viés, o trabalho foi estruturado em três momentos. Inicialmente, utilizamos os aportes teóricos de Coelho (2007), Labov (1972) e Bortoni-Ricardo (2005), para discutir o conceito de variação linguística. Em seguida, realizamos uma análise das propostas sobre variação linguística dispostas nos Planos Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa disponibilizados pelo Ministério da Educação (1997). Por fim, observamos como a variação linguística se materializa nos livros didáticos selecionados, por meio dos exercícios e textos presentes nas obras. Concluímos que a variação linguística é apresentada de maneira insatisfatória nos livros didáticos, em especial na edição mais recente.
Abstract: This work intended to present how the thematic linguistic variation is approached in Portuguese language textbooks, in particular in the works "Português Linguagens", by Cereja and Magalhães (2012) and " Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem" , by Ormundo and Siniscalchi (2018), both used in the 6th year of Elementary School II. In general terms, the problem presented by this research resides in the demarcation of Portuguese Language teaching according to normative grammar classes, based on the dichotomy between "right" and "wrong". In this sense, this study was born with the aim of explaining the importance of the linguistic variation theme in the context of textbooks. Thus, as defined by Marconi and Lakatos (2003), we used the technique of approaching quantitative research in the literature review, as well as using the qualitative approach, considering that an interpretation was carried out based on exercises and images selected from the chosen textbooks. In this bias, the work was structured in three moments. Initially, we used the theoretical contributions of Coelho (2007), Labov (1972) and Bortoni-Ricardo (2005), to discuss the concept of linguistic variation. Then, we carried out an analysis of the proposals on linguistic variation arranged in the National Curriculum Plans (PCNs) of Portuguese Language made available by the Ministry of Education (1997). Finally, we observe how linguistic variation materializes in the selected textbooks, through the exercises and texts present in the works. We conclude that linguistic variation is poorly presented in textbooks, especially in the most recent edition.
Palavras-chave: Variação linguística
Livros didáticos
Parâmetros curriculares nacionais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22634
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMLM10122021.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons