Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2264
metadata.dc.type: TCC
Title: Satisfação dos usuários da biblioteca do polo presencial da UFPB no município de Mari/PB
metadata.dc.creator: SILVA JÚNIOR, Antônio Martins da
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Genoveva Batista do
metadata.dc.contributor.referee1: PAIVA, Eliane Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: COSTA, Suzana Queiroga da
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa objetiva analisar o uso e necessidades informacionais dos usuários da Biblioteca do Polo Presencial da UFPB Virtual no município de Mari/PB. O referencial teórico versa sobre estudos de usuários, necessidade de informação e biblioteca universitária. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório e apresenta as abordagens quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas abertas e fechadas. A população estudada é composta por 79 (setenta e nove) alunos, 08 (oito) tutores presenciais, 01 (um) coordenador, 02 (dois) auxiliares de secretaria e 01 (um) auxiliar de suporte técnico. Os dados apontam que a maioria dos usuários são alunos do curso da UFPB Virtual, do sexo feminino, na faixa etária entre 20 e 29 anos. Sobre os serviços e as necessidades informacionais os dados apontam que os usuários frequentam a biblioteca para suas pesquisas e que mesmo com ressalvas estão satisfeitos com a biblioteca. Conclui-se que a biblioteca precisa designar um bibliotecário para gerir a biblioteca com relação aos seus serviços e produtos; aumentar o espaço físico; implementar programas de educação de usuários através de palestra, seminários e visitas dirigidas; treinamento para funcionários; realizar atividades para os tutores incentivando o uso dos recursos informacionais da biblioteca; ações de marketing para divulgação dos seus serviços e manter uma avaliação periódica para acompanhar as necessidades dos usuários e da comunidade quanto ao uso da biblioteca.
Abstract: The research has the purpose to analyze the use and informal needs of the UFPB Virtual Presence Pole Library in Mari/PB District. The theorist referential mentions about the users study, information necessity and universitarian library. The research is of descriptive and exploratory manner and presents quantitative and qualitative touch. The information collect instrument was the questionnaire with open and closed questions. The population studied is composed by 79 (seventy nine) students, 8 (eight) presence tutors, 1 (one) coordinator, 2 (two) secretariat assistants and 1 (one) technical support assistant. The information indicates that most of the users are UFPB Virtual students, female, from 20 to 29 years old. About the informational necessities and services, the database shows that the users go to the library to their research and that even with reservation they are satisfied with the library. It’s concluded that the library needs to designate a librarian to manage the library about its services and products; to increase the build space; to implement educational program to the users beyond speech, seminaries and directed visits; employees training; to realize activities for tutors encouraging the use of the library informational resources; marketing actions to the publicizing of its services and maintain a periodic evaluation to accompany the user’s and community’s needs about the library use.
Keywords: ESTUDO DE USUÁRIOS
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2264
Issue Date: 22-Jul-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMSJ20092017.pdf827,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons