Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2264| Tipo: | TCC |
| Título: | Satisfação dos usuários da biblioteca do polo presencial da UFPB no município de Mari/PB |
| Autor(es): | SILVA JÚNIOR, Antônio Martins da |
| Primeiro Orientador: | NASCIMENTO, Genoveva Batista do |
| referee1 : | PAIVA, Eliane Bezerra |
| referee2: | COSTA, Suzana Queiroga da |
| Resumo: | A pesquisa objetiva analisar o uso e necessidades informacionais dos usuários da Biblioteca do Polo Presencial da UFPB Virtual no município de Mari/PB. O referencial teórico versa sobre estudos de usuários, necessidade de informação e biblioteca universitária. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório e apresenta as abordagens quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas abertas e fechadas. A população estudada é composta por 79 (setenta e nove) alunos, 08 (oito) tutores presenciais, 01 (um) coordenador, 02 (dois) auxiliares de secretaria e 01 (um) auxiliar de suporte técnico. Os dados apontam que a maioria dos usuários são alunos do curso da UFPB Virtual, do sexo feminino, na faixa etária entre 20 e 29 anos. Sobre os serviços e as necessidades informacionais os dados apontam que os usuários frequentam a biblioteca para suas pesquisas e que mesmo com ressalvas estão satisfeitos com a biblioteca. Conclui-se que a biblioteca precisa designar um bibliotecário para gerir a biblioteca com relação aos seus serviços e produtos; aumentar o espaço físico; implementar programas de educação de usuários através de palestra, seminários e visitas dirigidas; treinamento para funcionários; realizar atividades para os tutores incentivando o uso dos recursos informacionais da biblioteca; ações de marketing para divulgação dos seus serviços e manter uma avaliação periódica para acompanhar as necessidades dos usuários e da comunidade quanto ao uso da biblioteca. |
| Abstract: | The research has the purpose to analyze the use and informal needs of the UFPB Virtual Presence Pole Library in Mari/PB District. The theorist referential mentions about the users study, information necessity and universitarian library. The research is of descriptive and exploratory manner and presents quantitative and qualitative touch. The information collect instrument was the questionnaire with open and closed questions. The population studied is composed by 79 (seventy nine) students, 8 (eight) presence tutors, 1 (one) coordinator, 2 (two) secretariat assistants and 1 (one) technical support assistant. The information indicates that most of the users are UFPB Virtual students, female, from 20 to 29 years old. About the informational necessities and services, the database shows that the users go to the library to their research and that even with reservation they are satisfied with the library. It’s concluded that the library needs to designate a librarian to manage the library about its services and products; to increase the build space; to implement educational program to the users beyond speech, seminaries and directed visits; employees training; to realize activities for tutors encouraging the use of the library informational resources; marketing actions to the publicizing of its services and maintain a periodic evaluation to accompany the user’s and community’s needs about the library use. |
| Palavras-chave: | ESTUDO DE USUÁRIOS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2264 |
| Data do documento: | 22-Jul-2013 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMSJ20092017.pdf | 827,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
