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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22644
Tipo: | Dissertação |
Título: | O protagonismo de professores de língua portuguesa: uma análise do agir docente em contexto de ensino médio |
Autor(es): | Silva, Karla Valéria Araújo |
Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
Resumo: | Tendo em vista a complexidade que o trabalho do professor apresenta e as inúmeras interferências que precisam ser contornadas para a realização do fazer pedagógico, esta dissertação tem como principal objetivo investigar como docentes, a partir dos movimentos de renormalização do que está prescrito e normatizado, compreendem a construção de sua atorialidade. Em outras palavras, buscamos ao longo deste estudo, discutir e analisar de que maneira o protagonismo docente se torna evidente para os professores que diariamente necessitam repensar e reformular o seu agir e, ainda assim, autenticarem suas aulas com uma assinatura que valide a singularidade do seu estilo profissional. Para tanto, esta pesquisa encontra-se ancorada metodologicamente numa abordagem de caráter qualitativointerpretativista, o que nos possibilitou interpretar de forma situada os dados gerados por dois professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio, em escolas da rede pública do Estado da Paraíba. O instrumento escolhido para a geração dos dados foi a entrevista semiestruturada por ser um meio propiciador de reflexões, quando conduzida e articulada adequadamente sem maiores interrupções. Quanto ao embasamento das discussões dos capítulos teóricos desta dissertação, buscamos, incialmente, após o capítulo introdutório, direcionar o leitor ao conhecimento dos princípios basilares da Linguística Aplicada (doravante LA) apresentados especialmente por Moita-Lopes (2006, 2009, 2013), Miller (2013), Pennycook (2006), Rojo (2006) dentre outros, os quais sustentam a postura ética e situada adotada neste estudo. Ademais, no que concerne à discussão sobre o desenvolvimento racional da linguagem humana e do processo de materialização das representações (objetivas, sociais e subjetivas) construídas pelos sujeitos em relação, principalmente, ao seu agir, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD), mediante as contribuições de Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado e Bronckart (2009). No que corresponde ao diálogo estabelecido acerca do ensino como trabalho e nas interferências internas e externas que o envolve, valemo-nos dos aportes das Ciências do Trabalho, mais precisamente da Ergonomia e da Clínica da Atividade (CLOT, 2007, 2010, 2016; MACHADO, 2007; BUENO, 2007, 2013; SCHWARTZ, 2002, 2011). No que se refere aos resultados, a análise dos textos/discursos produzidos pelos nossos colaboradores ratificou o que discorremos ao longo deste estudo quanto às especificidades do contexto do Ensino Médio, as quais constituem uma realidade desafiadora para o docente em meio a tantas cobranças prescritivas. Identificamos ainda uma série de fatores sinalizados pelos professores durante os movimentos de renormalização do trabalho prescrito, e o quanto isso afeta diretamente na produtividade do trabalho e na constituição da singularidade do estilo profissional de ambos. Além disso, verificamos que as reflexões promovidas ao longo do diálogo com os colaboradores evidenciaram uma reteorização do papel do seu agir, bem como de suas representações sobre um fazer singular, apontando, dessa forma, para uma tomada de consciência acerca da construção de um protagonismo docente. |
Abstract: | Given the complexity that the teacher’s work presents and the numerous interferences that need to be circumvented in order to carry out the pedagogical practice, this thesis has as main objective to investigate how teachers, from the movements of renormalization of what is prescribed and standardized, understand the construction of their atoriality. In other words, throughout this study, we seek to discuss and analyze how the teaching role becomes evident for teachers who daily need to rethink and reformulate their actions and, still, authenticate their classes with a signature that validates the uniqueness of their professional style. Therefore, this research is methodologically anchored in a qualitative-interpretative approach, which allowed us to interpret in a situated way the data generated by two Portuguese language teachers who work in high school, in public schools of the State of Paraíba. The instrument chosen for data generation was the semi-structured interview, as it is a means of reflection, when conducted and articulated properly without major interruptions. As for the basis of the discussions regarding the theoretical chapters of this thesis, we initially sought, after the introductory chapter, to guide the reader to the knowledge of the basic principles of Applied Linguistics (henceforth LA) presented especially by Moita-Lopes (2006, 2009, 2013), Miller (2013), Pennycook (2006), Rojo (2006) among others, which support the ethical and situated posture adopted in this study. Furthermore, concerning the discussion on the rational development of human language and the process of materialization of representations (objective, social and subjective) constructed by the subjects in relation, mainly, to their action, we base ourselves on the theoretical and methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (henceforth ISD), through the contributions of Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado and Bronckart (2009). As for the dialogue established about teaching as work and the internal and external interferences that involve it, we use the contributions of the Work Sciences, more precisely Ergonomics and Clinic of Activity (CLOT, 2007, 2010, 2016; MACHADO, 2007; BUENO, 2007, 2013; SCHWARTZ, 2002, 2011). With regard to the results, the analysis of the texts/discourses produced by our collaborators ratified what we have discussed throughout this study in respect of the specificities of the High School context, which constitute a challenging reality for the teacher to amidst so many prescriptive demands. We also identified a series of factors signaled by teachers during movements to renormalize prescribed work, and how much this directly affects work productivity and the constitution of the uniqueness of their professional style. In addition, we found that the reflections promoted during the dialogue with the collaborators evidenced a re-theorization of the role of their actions, as well as their representations about a singular action, thus pointing to an awareness relating to the construction of a teaching role. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Interacionismo sociodiscursivo Ciências do trabalho Trabalho do professor Protagonismo docente Ensino médio Applied linguistics Sociodiscursive interactionism Work sciences Teacher's work Teaching role High school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22644 |
Data do documento: | 31-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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