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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22675
Tipo: Dissertação
Título: Reflexividade no cinema documentário: uma análise do filme Interior. Leather Bar.
Autor(es): França, Esmejoano Lincol da Silva de
Primeiro Orientador: Silva, Marcel Vieira Barreto
Primeiro Coorientador: Lira, Bertrand de Souza
Resumo: O objetivo da dissertação que apresentamos é analisar como se dão os Gestos Reflexivos do documentário Interior. Leather bar. (2013), longa-metragem dirigido por James Franco e Travis Mathews que tenta reconstituir cenas censuradas do filme Parceiros da noite (1980), de William Friedkin. Com base na produção de diversos autores que teorizam sobre assunto, tendo como campo de estudos o cinema e áreas correlatas (BERNARDO, 2010; HUTCHEON, 2013; STAM 1981; etc), em primeiro lugar, inferimos a existência de duas modalidades basilares de Reflexividade em um texto fílmico documentário (AUMONT e MARIE, 2018) – a Reflexividade cinematográfica, produzida de maneira autorreferente pelo filme, utilizando, os códigos comuns a todos os filmes; e a Reflexividade fílmica, produzida através de um dialogismo interno ou externo com outros códigos e/ou outros sistemas textuais fílmicos. Em segundo lugar, sugerimos uma qualificação do uso da Reflexividade em Interior. Leather bar., propondo Características capazes de definir os gestos autorreferentes que compõem nosso objeto de estudo: as Características Metalinguística (1) e Reverenciadora (2), indicando os processos fílmicos que expõem o aparato códico e maquínico do cinema, com o objetivo de revelar, evidenciar ou consagrar a presença quase sempre implícita dos equipamentos e da equipe que ajudam a compor dado produto, bem como cultuar o cinema e suas obras através de seu próprio texto; a Característica Criativa (3), designando os desdobramentos textuais aos quais determinada obra cinematográfica recorre para engendrar narrativas instigantes dentro de si própria; por fim, as Características Analítica (4) e Desmistificadora (5), determinando o uso crítico da Reflexividade, de modo que o filme possa perspectivar a si mesmo através dos seus atores sociais. Utilizamos como categorias de análise que ilustram tais processos reflexivos as vozes (NICHOLS, 2010) e a encenação (PUCCINI, 2012; RAMOS, 2012), guiadas pelas estratégias metodológicas da Análise fílmica textual, (METZ, 1980; AUMONT e MARIE, 2004).
Abstract: The aim of the dissertation we present is to analyze how happen the Reflective gestures of the documentary Interior. Leather bar. (2013), a feature film directed by James Franco and Travis Mathews that tries to reconstruct censored scenes from the movie Cruising (1980), by William Friedkin. Based on the production of several authors who theorize on the subject, having cinema and related areas as their field of study (BERNARDO, 2010; HUTCHEON, 2013; STAM 1981; etc), first, we infer the existence of two basic modalities of Reflexivity in a documentary film (AUMONT and MARIE, 2018) – the cinematographic Reflexivity, produced in a self-referential way by the film, using the codes common to all films; and the filmic Reflexivity, produced through an internal or external dialogism with other codes and/or other textual film systems. Second, we suggest qualifying the use of Reflexivity in Interior. Leather bar., proposing Characteristics capable of defining the self-referring gestures that make up our object of study: the Metalinguistic (1) and Revering (2), Characteristics, indicating the filmic processes that expose the codic and machinic apparatus of cinema, with the objective of revealing, showing or enshrining the almost always implicit presence of the equipment and the crew that help to compose a given product, as well pay a tribute to the cinema through its own text; the Creative Characteristic (3), designating the textual developments to which a given cinematographic work uses to generate instigating narratives within itself; finally, the Analytical (4) and the Demystifying (5) Characteristics, determining the critical use of Reflexivity, so that the film can perspective itself through its social actors. We use voice (NICHOLS, 2010) and staging (PUCCINI, 2012; RAMOS, 2012) as categories of analysis that illustrate such reflective processes, guided by the methodological strategies of Textual film analysis (METZ, 1980; AUMONT and MARIE, 2004).
Palavras-chave: Cinema
Documentário
Reflexividade
Documentary
Reflexivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22675
Data do documento: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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