Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22687
Tipo: TCC
Título: Manifestação cultural e representatividade de um povo: um resgate da importância da literatura de cordel
Autor(es): Santos, Maria Lucinéia dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Schuler, Letícia Simões Velloso
Resumo: Uma arte literária feita pelo povo e para o povo, essa é a base da literatura popular. Texto que usa da escrita, mas também da oralidade para se fazer presente na cultura. Entretanto, por muito tempo foi atribuído a esse termo um caráter pejorativo, ou seja, é considerado popular tudo aquilo que é inferior, menos elaborado, superficial. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho, de caráter qualitativo, é de problematizar e refletir sobre essas questões que perpassam a literatura popular e, de modo mais específico, a literatura de cordel. Sendo essa arte literária um grande exemplo que carrega sua beleza em versos para mostrar que o povo nordestino é um povo de raça, de força, de alegria, que transforma suas tristezas e lamurias em arte, poesia e beleza. Para isso, nos apoiaremos em teóricos que se dedicaram a estudar o tema e manifestar sua importância e relevância.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Literatura popular
Qualitativo
Literatura de cordel
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22687
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLS09122021.pdf689,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons