Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2269
Tipo: TCC
Título: Proposta de implantação do blog da biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): SILVA, Alex Salustino da
Primeiro Orientador: SILVA, Patrícia Maria da
referee1 : CANTISANI, Mariana
referee2: CARVALHO, Ediane Toscano Galdino de
Resumo: Com o desenvolvimento da Internet as pessoas têm mais oportunidades de estarem interligadas com o mundo. Elas podem interagir dentro de um espaço digital, vendo notícias, se comunicando com outros usuários, compartilhando conhecimentos. As TIC’s trouxeram melhorias e continuam a transformar a maneira de como as pessoas podem utilizar a informação, quer seja na sua disseminação, quer seja na sua visualização. O blog contribui para que a informação seja disseminada de maneira rápida e sempre atualizada para o um maior público possível. Trazendo para o contexto da Biblioteconomia é importante pensar no que essa ferramenta da Web 2.0 tem auxiliado. Assim nosso objetivo geral é Implantar o blog da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, fundada no ano de 2008. Utilizamos na pesquisa a abordagem exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, como método: a pesquisa-ação, pois essa consiste no entendimento da pesquisa inserida na ação, porque os atores envolvidos participaram em conjunto com o pesquisador, a fim de elucidar a realidade em que estavam inseridos. Observamos que com a implantação do blog na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba será possível envolver a comunidade acadêmica na interação e colaboração por meio da troca de informações. Acredito que este cenário tem se alterado drasticamente nos últimos três anos, visto que nas disciplinas do curso da Biblioteconomia os professores têm focado muito nesta questão e nas novas tecnologias das TIC's.
Abstract: With the development of Internet people have more opportunities to be interconnected with the world. They can interact in a digital space, watching news, communicating with other users, sharing knowledge. ICTs have brought improvements and continue to transform the way how people can use the information, whether in its spread, whether in your view. The blog contributes to ensure that information is disseminated quickly and always up for a greater audience possible. Bringing the context of librarianship is important to think about what this Web 2.0 tool has helped. So our overall goal is to deploy the blog Library Sector Center of Health Sciences, Federal University of Paraíba, founded in 2008. The approach used in the research exploratory and descriptive, qualitative, as a method: action research, because this is the understanding of the research included in the action because the stakeholders participated together with the researcher, in order to elucidate the reality they were inserted. We note that with the implementation of the Library Sector blog of the Center for Health Sciences, Federal University of Paraíba be possible to involve the academic community in the interaction and collaboration through the exchange of information. I believe that this scenario has changed drastically over the past three years, since the subjects of the course of library teachers are very focused on this issue and the new technologies of ICTs.
Palavras-chave: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
WEB 2.0
DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
BIBLIOTECAS E BLOGS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2269
Data do documento: 2-Set-2013
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASS20092017.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons