Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22690Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Miranda, Marluce Silva Madeira | - |
| dc.date.accessioned | 2022-04-07T14:20:01Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-09 | - |
| dc.date.available | 2022-04-07T14:20:01Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22690 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2022-04-07T14:20:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSMM09122021.pdf: 237245 bytes, checksum: 7abf9aeecec84cef7b6a929d662b5167 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-07T14:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSMM09122021.pdf: 237245 bytes, checksum: 7abf9aeecec84cef7b6a929d662b5167 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
| dc.subject | Escrita formal | pt_BR |
| dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| dc.title | A leitura literária a serviço da escrita formal no ensino fundamental II | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fernando Alves de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho visa discutir os benefícios da Leitura literária para o aprendizado da Língua Portuguesa e suas consequências positivas na produção escrita no Ensino Fundamental II, observando-se, mais detidamente, os efeitos da leitura sobre a escrita formal. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórica a concepção da Literatura como um direito humano de Candido (1988), a situação e perspectiva de leitura e escrita literária no âmbito escolar de Rezende (2018), o questionamento de Iliovitz (2008) sobre a ação direta da leitura sobre a escrita, bem como a necessidade de estímulo à leitura e os benefícios, inclusive na escrita formal, que dela podem advir, por Squarisi (2007). Esta peça acadêmica se pautará no paradigma interpretativista, dado o seu nível de subjetividade, baseando-se na experiência professor/aluno, e amparar-se-á, ainda, no método qualitativo, posto que os dados apontados serão também subjetivos e particulares. Quanto à sua metodologia, optou-se por um levantamento bibliográfico que embasa a discussão teórica aqui empreendida, aliado à proposição de uma Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004). Justificando-se, assim, a possibilidade de incentivar a leitura por fruição e ainda utilizá-la no ensino da Língua Portuguesa, direcionando os discentes, de forma lúdica, para a escrita formal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSMM09122021.pdf | 231,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
