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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Marluce Silva Madeira-
dc.date.accessioned2022-04-07T14:20:01Z-
dc.date.available2021-12-09-
dc.date.available2022-04-07T14:20:01Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22690-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEscrita formalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA leitura literária a serviço da escrita formal no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Alves de-
dc.description.resumoEste trabalho visa discutir os benefícios da Leitura literária para o aprendizado da Língua Portuguesa e suas consequências positivas na produção escrita no Ensino Fundamental II, observando-se, mais detidamente, os efeitos da leitura sobre a escrita formal. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórica a concepção da Literatura como um direito humano de Candido (1988), a situação e perspectiva de leitura e escrita literária no âmbito escolar de Rezende (2018), o questionamento de Iliovitz (2008) sobre a ação direta da leitura sobre a escrita, bem como a necessidade de estímulo à leitura e os benefícios, inclusive na escrita formal, que dela podem advir, por Squarisi (2007). Esta peça acadêmica se pautará no paradigma interpretativista, dado o seu nível de subjetividade, baseando-se na experiência professor/aluno, e amparar-se-á, ainda, no método qualitativo, posto que os dados apontados serão também subjetivos e particulares. Quanto à sua metodologia, optou-se por um levantamento bibliográfico que embasa a discussão teórica aqui empreendida, aliado à proposição de uma Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004). Justificando-se, assim, a possibilidade de incentivar a leitura por fruição e ainda utilizá-la no ensino da Língua Portuguesa, direcionando os discentes, de forma lúdica, para a escrita formal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

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