Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22699
Tipo: Dissertação
Título: Funções: uma análise acerca da abordagem em provas do nível 3 - 2ª fase da OBMEP
Autor(es): Soares, Janeide Firmino Cavalcanti
Primeiro Orientador: Santos, Eduardo Gonçalves dos
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar como o conteúdo de funções é abordado nas questões do Nível 3, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Alguns dos propósitos dessa competição são verificar as melhorias no ensino de matemática na educação básica, bem como, acompanhar as revelações de novos talentos nos jovens estudantes incentivados pela participação no evento. Os dados aqui analisados foram coletados através de uma pesquisa bibliográfica, que envolveu a construção de uma descrição sobre a evolução da ideia de função ao longo do tempo, bem como aspectos ligados à criação e funcionamento da OBMEP. Em seguida foram analisadas as questões que abordam, mesmo que implicitamente, o assunto de funções, desde a primeira edição da OBMEP, ocorrida em 2005, até a edição do ano de 2018. Essas questões foram resolvidas com todos os detalhes, onde procuramos mostrar conexões entre aspectos algébricos e geométricos dos conceitos envolvidos. Sempre que possível, recorremos ao aparato do software GEOGEBRA para darmos uma abordagem diferente a cada questão. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para um uso das funções como conteúdo central nas questões, como também, como conteúdo facilitador para a resolução de problemas de assuntos diversos que são abordados na prova. Além disso concluímos sobre a importância desse assunto ser trabalhado em sala de aula com diferentes abordagens e utilizando questões elaboradas nessa perspectiva para um melhor desenvolvimento dessas habilidades nos alunos.
Abstract: This research aims to analyze how the subject of functions is addressed in Level 3 questions of the second phase of the Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (OBMEP). Some of the purposes of this competition are to verify improvements in the teaching of mathematics in basic education, as well as to monitor the revelation of new talents in young students encouraged by participation in the event. The data analyzed here were collected through a bibliographic research, which involved building a description about the evolution of the idea of function over time, as well as aspects related to the creation and functioning of the OBMEP. Then the questions that address, even if implicitly, the subject of functions, from the first edition of the OBMEP, which occurred in 2005, to the 2018 edition, were analyzed. These questions were solved in full detail, where we tried to show connections between algebraic and geometric aspects of the concepts involved. Whenever possible, we resorted to the GEOGEBRA software apparatus to give a different approach to each question. The results obtained in this research point to the use of functions as central content in the questions, as well as facilitating content for solving problems of various subjects that are addressed in the test. In addition, we conclude that it is important to work on this subject in the classroom with different approaches and using questions designed with this perspective for a better development of these skills in students.
Palavras-chave: Funções
OBMEP
GeoGebra
Functions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Programa: Mestrado Profissional em Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22699
Data do documento: 7-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaneideFirminoCavalcantiSoares_Dissert.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons