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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22717
Tipo: Dissertação
Título: Sentimento do investidor e os incentivos de catering na política de proventos
Autor(es): Brito, Anderson Dias
Primeiro Orientador: Machado, Márcio André Veras
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como a teoria de catering e o sentimento do investidor influenciam a política de proventos no Brasil. A amostra foi composta por 3051 observações de 144 empresas não financeiras listadas na B3, durante o período de 2010 a 2019. Para análise da propensão das firmas a pagarem proventos, as estimações foram realizadas por meio do modelo logit, enquanto a análise do volume financeiro distribuído foi feita por meio do System-GMM. Os resultados evidenciam que o sentimento do investidor influencia positivamente na propensão, mas não tem relação com o volume financeiro distribuído. Na análise da propensão, o resultado é contrário à teoria de catering, mas que pode ser justificado devido à obrigatoriedade do pagamento de proventos, a qual é prevista pelo ambiente institucional brasileiro. Os achados também são suportados pela hipótese de suavização dos dividendos e ratificada pela análise descritiva, uma vez que foi constatado que a maioria das empresas analisadas pagaram proventos em todos os trimestres do período pesquisado. Ademais, a relação positiva entre o sentimento do investidor e a propensão a pagar também tem respaldo pela teoria da sinalização, uma vez que em períodos de otimismo, os investidores preferem ações em crescimento e as firmas terão maior propensão a pagarem proventos com o objetivo de sinalizar condições financeiras promissoras. No que tange à análise do volume financeiro a ser distribuído, a ausência de relação entre sentimento e o volume de proventos é contrária à literatura. Dada a hipótese de suavização, a teoria da sinalização e a obrigatoriedade do pagamento de proventos, é possível que as empresas paguem proventos com intuito de sinalizar que possuem condições financeiras promissoras e por serem obrigadas, salvo previsto em estatuto. Contudo, o volume do pagamento vai ser de maneira sustentável ao ponto de minimizar os custos de longo prazo associados à distribuição e destinar os recursos disponíveis para reinvestimentos com VPL positivo. A ênfase do sentimento na política de distribuição das firmas fornece aos investidores informações adicionais, na medida em que pode demonstrar melhores oportunidades de investimento e melhores retornos. Há contribuições para a literatura, a partir de uma abordagem comportamental que complementa os pressupostos das finanças tradicionais e sob a perspectiva de mercado emergente e com ambiente institucional distinto. Em relação aos gestores, auxilia na compreensão do impacto do sentimento dos investidores nas decisões, quando esses aplicadores (não) estão dispostos a desembolsar maiores quantias de recursos para adquirir ações de empresas que (não) são boas pagadoras de proventos. Nesse sentido, os gestores devem considerar, além das características da firma, o sentimento do investidor, ao formularem a política de proventos adequada para a empresa, de modo a maximizar o valor da firma.
Abstract: This dissertation aims to analyze how catering theory and investor sentiment influence dividend policy in Brazil. The sample consisted of 3,051 observations from 144 non-financial companies listed on B3 during the period from 2010 to 2019. To analyze the propensity of firms to pay dividends, I estimated logit model, and to analyze the distributed financial volume I used System-GMM. The results show that investor sentiment positively influences the propensity of firms to pay dividends, but it has nothing to with the financial volume distributed. In the propensity analysis, the result was contrary to the catering theory, but it can be justified due to the mandatory payment of dividends, which is foreseen by the Brazilian institutional environment. The findings are also supported by the hypothesis of smoothing dividends and ratified by the descriptive analysis, since it was found that most of companies analyzed paid dividends in all quarters of the period studied. Furthermore, the positive relationship between investor sentiment and propensity to pay is also supported by the signaling theory, since in periods of optimism investors prefer growing stocks and firms will be more likely to pay dividends in order to signal promising financial conditions. Regarding the analysis of the financial volume to be distributed, the lack of relationship between sentiment and distributed financial volume was not fitted to the literature, due to hypothesis of smoothing dividends, the signaling theory and the mandatory to pay dividends. It is possible that companies pay dividends in order to signal that they have promising financial conditions and because they are mandatory, unless provided for in the statute. However, the volume of payment will be sustainable to the point of minimizing the long-term costs associated with distribution and allocating available resources to reinvestments with positive NPV. The sentiment emphasis on firms’ distribution policy provides investors with additional information, as it can demonstrate better investment opportunities and returns. There are contributions to the literature, based on a behavioral approach that complements the assumptions of traditional finance and under the perspective of an emerging market and with a distinct institutional environment. In relation to managers, it helps to understand the impact of investor sentiment on decisions, when these investors are (not) willing to spend larger amounts of resources to acquire shares in companies that are (not) good dividend payers. In this sense, managers must consider, in addition to the firm’s characteristics, the investor sentiment, when formulating the appropriate dividend policy for the firm, in order to maximize the firm’s value.
Palavras-chave: Teoria de Catering
Sentimento
Proventos
Prêmio
Decisão
Catering theory
Sentiment
Dividends
Premium
Decision
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22717
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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